Cerca de 100 mil pessoas já solicitaram cartões de crédito da Digio, plataforma digital de meios de pagamento criada pelo banco CBSS, instituição financeira controlada em conjunto pelo Banco do Brasil e Bradesco. A informação divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo no início desta semana é de que deste total, 20 mil plásticos já foram emitidos.
O modelo de operação do Digio é parecido com o Nubank, startup brasileira que oferece cartão de crédito sem anuidade e com gestão no aplicativo. O cliente pode solicitar o cartão de crédito através do site ou de um aplicativo no celular. A partir daí, todo o procedimento é feito de maneira virtual, os documentos são digitalizados e a foto de cadastro pode ser feita através de uma selfie. O cliente consegue aumentar ou diminuir o limite do cartão no app e até informar um roubo ou perda do cartão. De acordo com a publicação, por enquanto, a única opção de bandeira é Visa, mas outras opções estarão disponíveis em breve.
Outra inovação está atrelada ao processo de avaliação para a concessão do crédito. Além do modelo tradicionalmente usado pelos bancos e instituições financeiras, o Digio inclui informações retiradas de uma análise do perfil do cliente em redes sociais.
Além da plataforma Digio, os produtos do banco CBSS são vendidos nas cerca de 140 lojas da financeira Ibi, incorporada em 2011 à holding Elopar. O presidente da Ibi, Carlos Giovane Neves, está também à frente das operações do banco CBSS.