nota2

Dificuldades para estabelecer a governança reduz velocidade de adoção do Blockchain

Em um painel dedicado a explorar a utilização do Blockchain em serviços financeiros, observando os desafios e oportunidades da implementação da tecnologia, a presidente da IBM para a América Latina, Ana Paula Assis  revelou que a dificuldade para o desenvolvimento da camada de governança tem sido um dos principais motivos para que a adoção do sistema ainda não tenha conseguido alcançar o grande volume de aplicações esperado.

Ela comentou que a definição de regras para o funcionamento exige o investimento de maior quantidade de tempo. “Colocar duas partes para compatibilizar interesses já é difícil. Então imaginem o quanto isto se torna desafiador quando é necessário que mais de 100 empresas, por exemplo, têm que ser ouvidas e ver suas demandas atendidas”, explicou.

Ao falar sobre essa dificuldade ela ressaltou que Blockchain não é um problema de tecnologia. Ele se relaciona com oportunidade de negócios, então, na opinião da executiva, antes de iniciar uma jornada de Blockchain é necessário ter muito claro qual é o escopo no qual ele vai atuar.

De acordo com ela, a tecnologia se aplica com maior chance de trazer benefícios em situações que envolvem grandes volumes de dinheiro, pois neste tipo de operação qualquer eficiência, por menor que seja, representa um grande ganho. Outra característica favorável é a resolução de problemas que afligem muitas empresas ao mesmo tempo, causados por incertezas e desconfianças entre as partes.

Provocada a opinar sobre a possibilidade de o Blockchain acabar com os bancos, Assis afirmou que acredita justamente no contrário. “Os bancos podem se beneficiar muito com a tecnologia. Ela representa uma oportunidade de modernização das redes de trocas das instituições financeiras e adaptações das mesmas à velocidade que o mundo opera hoje. Quanto mais pioneiros os bancos forem em incorporar o Blockchain em suas estruturas melhor será para eles e mais fácil será evitar que a disrupção aconteça na indústria” finalizou.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top