Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito será comemorado hoje com o tema “Pessoas ajudando Pessoas”

Como acontece há 67 anos, hoje (15/10 – a terceira quinta-feira do mês de outubro) será comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. A iniciativa coordenada pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) tem como objetivo reforçar a importância e a contribuição das cooperativas de crédito para o desenvolvimento econômico e social dos países onde estão presentes. Em todas as edições são lançados temas específicos para a comemoração e o de 2015 é “Pessoas ajudando pessoas”. A intenção é reafirmar a necessidade de atenção ao próximo e enaltecer os valores da cooperação.

Com mais de 7,5 milhões de pessoas registradas como clientes das mais de 1.100 cooperativas de crédito existentes no país, o Brasil ocupa atualmente a sexta posição no ranking em volume de ativos neste sistema de crédito, com R$ 221,8 bilhões.  Já a rede de atendimento das cooperativas brasileiras é a segunda maior do planeta, com um número equivalente a 19% do total das agências bancárias.

Segundo dados da Woccu, entre as 50 maiores instituições bancárias do mundo, cinco são bancos cooperativos, representados pelo Rabobank (Holanda), China Construction Bank (China), Agricultural Bank of China (China) Bank of China (China) e Deutsche Bank (Alemanha). Mais de 45% da população economicamente ativa da América do Norte é associada a cooperativas financeiras. A França é um dos países com maior expressão no cooperativismo financeiro, movimentando mais de US$ 4 trilhões em ativos. No Paraguai, as cooperativas representam 32% do mercado financeiro.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top