A pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que ouviu 1471 pessoas, entre 23 de maio e 13 de junho, aponta o desemprego como o principal fator para a inadimplência (32%). Seguido de diminuição da renda (24%) e descontrole financeiro (20%). O estudo revelou também que o nível ‘muito elevado’ de endividamento atinge 47% dos consumidores inadimplentes; 26% se dizem mais ou menos endividados, outros 26% um pouco endividados e apenas 1% declara não ter dívidas.
Entre os consumidores não inadimplentes (sem o nome negativado), apenas 10% se declaram muito endividados, 21% mais ou menos endividados, 46% pouco endividados e 23% sem endividamento. A pesquisa constatou ainda que para 62% dos consumidores negativados no SCPC, as dívidas comprometem mais de 50% da renda mensal.

As principais formas de pagamento que geraram a inadimplência foram o boleto (27%), cartão de crédito (21%), carnê de financiamento/crediário 15%, cheque ou cheque especial (14%), cartão de loja (12%) e contrato de empréstimo pessoal ou consignado (11%). As principais contas responsáveis pela inadimplência foram: IPTU, IPVA, educação e plano de saúde (25%); empréstimo pessoal e consignado (17%); móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (13%); alimentação (13%).
Outras causas da inadimplência são empréstimo do nome a terceiros (11%), despesas extras com saúde e educação (10%) e atraso no recebimento do salário (3%).