Após ter adquirido 50% da ContaSuper em meados de 2015, o Santander Brasil esperava elevar a base de clientes em 50 mil usuários, chegando a 250 mil, mas na prática o projeto alcançou um total de 360 mil clientes, registrando um crescimento de cerca de 80% ante à base anterior no mesmo período. Desta forma, o banco anunciou na segunda-feira (14/03) a compra da outra metade da operação, numa negociação que movimentou um valor superior a R$ 150 milhões em recursos, de acordo com declarações à imprensa do CEO da ContaSuper, Ezequiel Archipretre. Segundo ele, a incorporação dos 100% da iniciativa estava prevista para ocorrer somente entre o final de 2016 e o ano de 2018.
Archipretre afirmou ainda que a expectativa para 2016 é atingir 500 mil clientes, mas que diante do desempenho do ano passado a meta poderá ser superada. O potencial, conforme ele, é de 1 milhão de clientes que já foram mapeados. Porém, o executivo não citou um prazo para alcançar tal marca.
A aquisição da ContaSuper marcou a entrada do Santander na área de cartões pré-pagos. As contas de pagamento, como a ContaSuper, podem ser utilizadas, por exemplo, para remunerar funcionários, depositar crédito no cartão pré-pago para as compras do mês, pagar a mesada dos filhos ou mesmo carregar com moeda estrangeira para as viagens ao exterior. O negócio é 100% digital e o atendimento é baseado no uso de canais remotos – SMS, Call Center, Internet e Mobile.
Como segmentos a serem explorados pela ContaSuper, o CEO da empresa mencionou áreas-alvo do Santander como agronegócio, estudantil, viagens, folha de pagamento e alta renda.