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Desbancarização traz oportunidades ao varejo no Brasil

Cerca de 2,5 bilhões de pessoas, aproximadamente um terço da população adulta mundial, não possui conta em banco. No último estudo realizado pelo IBGE, havia em torno de 60 milhões de brasileiros desbancarizados, todos acima dos 18 anos de idade. Esse número representa quase metade da população economicamente ativa, estimada em 110 milhões de pessoas. Sem conta em bancos, o consumidor não necessariamente está fora da economia formal. Ele consome produtos financeiros, geralmente dissociados diretamente dos bancos, como o Private Label ou cartão de loja.

De acordo com o gerente de novos negócios da MarketPay by Conductor, Glauco Soares Filho, com a dificuldade no momento de crise e pós crise, o consumidor perdeu poder de compra com os bancos. “Neste cenário, a população está se desbancarizando e o varejo se tornou não só protagonista como também uma porta de entrada para que o consumidor possa ter crédito novamente. Isso é possível por meio do Private Label”, explica. Este tipo de produto pode ser administrado pela própria loja e por sistemas de meios de pagamento, mas não está vinculado à conta bancária.

Uma pesquisa já havia revelado que mais de um terço da população brasileira não possui conta em banco e que, apesar disso, movimenta R$ 665 bilhões ao ano, mais do que o PIB de países como Chile e Cingapura. Segundo dados do Data Popular, a população de desbancarizados está presente em todas as camadas econômicas: 48% pertencem à classe média, 11% à classe alta e 37% à classe baixa.

Solução para grupo de consumidores cresce 40% ao ano

Como alternativa de crédito para o consumidor final e de fidelização do cliente para o varejista, a Conductor, empresa líder em meios de pagamento digital, oferece a MarketPay by Conductor, uma plataforma que opera mensalmente 1 milhão de cartões Private Label. A solução permite o controle e a gestão das atividades de crédito pela própria empresa, gerando o aumento do volume de vendas, maior rentabilização com a oferta direta de produtos financeiros, além de maior robustez à operação. Tudo isso em ambiente seguro, com DNA 100% digital e plataforma mobile.

De acordo com o diretor da MarketPay by Conductor, Edrei Costa, houve crescimento da procura pela ferramenta. “Nos últimos 12 meses, a base de cartões processados pela MarketPay cresceu 70%, e a projeção é manter um crescimento anual de mais de 40%, até 2020”. A tendência é que esse mercado cresça exponencialmente. “Há novidades para este segmento que atraem os empresários do setor e fidelizam a base de clientes como qualquer cartão tradicional”, reforça Costa.

Segundo consultor de novos negócios da MarketPay by Conductor, Pedro Albuquerque, a estrutura em nuvem não é o futuro, mas o presente. “A MarketPay é a primeira plataforma no Brasil 100% na nuvem, desde o desenvolvimento, até a autorização das transações e produção. Temos a segurança de ter um sistema que está na Amazon, em um cloud onde estão outras empresas de diversos serviços do mundo”, elucida Albuquerque.

O principal ganho do consumidor ao usar um cartão Private Label em detrimento de um cartão bandeirado tradicional é o aumento do poder de compra. “Além disso, o usuário tem acesso a produtos exclusivos de forma antecipada e desconto”, acrescenta Soares Filho.

Para o varejista a vantagem é conseguir com cobrança simplificada e pouca burocracia, se comparada aos cartões de crédito convencionais, além de ter uma relação direta com o cliente, unindo todos os elos do negócio e de experiência do usuário.

Além da solução desenvolvida como o cliente espera, é possível desenvolver outras ações de venda, fidelização, programas de recompensas e outras funcionalidades associadas a tradição de uma rede de varejo de qualquer segmento.

Um dos principais diferenciais da plataforma é que o emissor não tem apenas acesso ao processamento do cartão. “Além do processamento, nós oferecemos um ecossistema, isto é, diversas outras soluções que agregam valor ao varejo e que são fundamentais para melhor aproveitamento do cartão PL”, explica Pedro.

ABRAS

A unidade de negócios da Conductor marcou presença na Convenção ABRAS, conhecida como maior evento de líderes supermercadistas do Brasil, pelo 2º ano consecutivo. Nesta edição, o foco da empresa foi orientado para fortalecimento da marca e relacionamento com clientes, inclusive os que estão entre o ranking top 20 da ABRAS. Dessa maneira, a companhia também se atualiza de novos conteúdos de mercado.

“Como o segmento mais atuante dentro da MarketPay é o varejo, é muito importante estar presente no evento. É o público que representa, hoje, 60 a 70% do volume de clientes da plataforma. Nós proporcionamos, ao varejo, uma experiência de compra diferente, produtiva e inovadora para o cliente dele”, conclui Edrei.

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