Debate sobre futuro do dinheiro e influência da inteligência artificial marca o primeiro dia de atividades na CARDS

A edição 2017 da CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION teve início nesta terça-feira (23) no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), tendo como tema de abertura “Inovações em meios de pagamentos: como será o futuro sem dinheiro”.  O assunto foi explorado pela Managing Director, Banking Strategy Latam, da consultoria Accenture, Edlayne Altheman Burr. Ela usou dados da pesquisa Banking Technology Vision 2017 para afirmar, entre outras coisas, que 91% dos entrevistados concordam que a inteligência artificial revolucionará a interação com os clientes.

Edlayne falou principalmente sobre tendências tecnológicas e como os consumidores estão reagindo a elas. “A indústria de meios de pagamento passa por uma remodelação. Hoje, 71% das instituições financeiras do Brasil já consideram a possibilidade de entrar em um consórcio de tecnologia que vão definir as regras dessa indústria”, explica a executiva.

A disrupção dos modelos causada pelas fintechs também foi tratada como um marco da nova era dos serviços bancários e de pagamentos. Segundo ela, o uso da inteligência artificial e a forma como as informações são captadas e tratadas proporcionam novos modelos de interação com o dinheiro.

De acordo com a consultoria, do universo de usuários dos sistemas de pagamento no país, 14% já representam aqueles que aderiram fortemente ao pagamento digital em suas transações. Esse público é formado essencialmente dos chamados “millennials”.

Há, porém, um público mais conservador, 37%, que prefere seguir as regras de mercado e ainda usam somente os meios bancários tradicionais. Cerca de 26% do público pesquisado é formado por empreendedores, que têm necessidades financeiras muito mais complexas do que pessoas físicas. Seu poder aquisitivo é mais alto do que a maioria. Por fim, 23% das pessoas são definidas como “experimentadores”, que necessitam de operações mais simples e ágeis para as operações do dia a dia.

Em função dessas diretrizes, os players do setor financeiro planejam seus portfólios para atender às demandas orientadas pelos estudos. São as novas experiências dos consumidores que passam a gerar novos produtos e ofertas.

A CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION 2017 termina nesta quinta-feira, 25 de maio. A exposição está aberta entre 13h e 19h.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top