Por Edilma Rodrigues
O next anunciou esta semana a compra da Aarin, startup de meios de pagamento que leva aos usuários experiências de banco invisível, conceito que torna o uso dos serviços mais fluidos. Para isto, a techfin inclui soluções financeiras às jornadas de consumo dos clientes, sem que precisem acessar outros aplicativos, como a integração tecnológica entre o Pix e o varejo (e-commerce e físico), além da conexão de plataformas financeiras ao Open Finance.
Com a aquisição, o next passa a ser acionista majoritário da Aarin, que continua a atuar de forma independente, atendendo seus próprios clientes além dos do próprio next. “O fato de sermos escolhidos pelo next mostra que nosso trabalho atraiu empresas visionárias, que estão muito à frente do sistema financeiro tradicional”, afirma a CEO da Aarin, Ticiana Amorim.
Além disso, o negócio marca a primeira incursão do next no atendimento de MEIs e Pessoas Jurídicas, com soluções de pagamento focadas em Pix, consolidando o papel do next como plataforma digital.
O benefício imediato da aquisição, segundo o banco digital, é a utilização da infraestrutura tecnológica da Aarin no nextShop, marketplace do next, que vai incluir o Pix entre as várias opções de pagamento que o cliente já tem para concluir uma compra. “Isso possibilitará ao next ter o controle completo dos pagamentos no nextShop e criar promoções personalizadas de acordo com o perfil de engajamento dos clientes”, informa a instituição em nota.
“Estou muito orgulhosa de ver, por exemplo, que integraremos ao nextShop não somente o Pix, mas também outros meios de pagamentos, gerando uma experiência fluida de compra ao consumidor. Vamos provocar diversas oportunidades de inovação em conjunto”, projeta Ticiana.
Vencedora do Banking Transformation, na categoria Open Banking do pilar empresas do ecossistema financeiro, em 2021, a Aarin está preparada para integrar a sua solução a qualquer participante do Open Finance, o que abre espaço para a conexão de diversos parceiros ao next e à startup.
De acordo com o CEO do next, Renato Ejnisman, o maior beneficiado desta aquisição será o cliente, que terá uma experiência ainda mais amigável no nextShop com novas formas de pagamento, e com a possibilidade de ganhar cashback em outras frentes além do e-commerce.
“Estar com a Aarin é promover uma aproximação ainda maior do next com tecnologias disruptivas, que miram o futuro da dinâmica financeira no país, muito conectadas aos temas de Open Finance e invisible banking”, assinala Ejnisman.
Criada em 2020 por Ticiana e o atual CTO Victor Tavares, junto à Venture Studio Cubos Tecnologia, em Salvador, a Aarin é considerada uma techfin – empresa de tecnologia de soluções financeiras. Com menos de dois anos de vida, conta com algumas centenas de clientes do varejo e de outros setores.
Com informações da assessoria de imprensa