De dias a segundos: dados, eficiência e IA na Simetrik

por Santiago Gómez, cofundador e COO da Simetrik
Em um movimento liderado pelas economias em desenvolvimento, as tendências e inovações propiciam a proliferação de novos produtos e serviços financeiros, e a explosão de soluções aumenta a complexidade operacional dos projetos, fazendo com que manter o controle se torne uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse cenário, ganha relevância a inteligência artificial, que permite às equipes otimizar seus processos, ao mesmo tempo que garante visibilidade, rastreabilidade e tomada de decisões informadas.
Desde a fundação da Simetrik, em 2019, a IA se tornou peça-chave no ambiente altamente mutável no qual nossos clientes das áreas de finanças, operações e contabilidade lidam com grandes quantidades de dados complexos, conciliações, registros, controles e relatórios. Para eles, a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças regulatórias, aos novos mercados e às linhas de negócio é essencial para gerar resultados e garantir que estejam na vanguarda do mercado. 
Incorporamos a inteligência artificial em dois dos nossos produtos: o Simetrik Building Blocks, ferramenta que simplifica processos como conciliações, registros contábeis, análise de dados e centralização de registros; e o Simetrik Assistant, um recurso ainda em modo beta que representa nosso primeiro passo em direção à IA generativa.
Antes de implementar as soluções, alguns desses processos demoravam dias para serem realizados, impedindo-os de reagir oportunamente a riscos e expondo-os a grandes perdas financeiras. Hoje, mais de 10 bilhões de transações são processadas mensalmente na nossa plataforma, e, com as implementações, as equipes garantem a integridade dos dados em apenas alguns minutos, com rastreabilidade completa dos procedimentos. 
Logo, trata-se não apenas acompanhar tendências, mas implementar IA com propósito, em sinergia com o produto e, principalmente, com o cliente.

Esse artigo foi publicado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos. Acompanhe as principais tendências e movimentos do ecossistema financeiro no último ano.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Transformação sustentável: o papel das instituições financeiras na transição
Enquanto os riscos da crise climática colocam a população e a economia em alerta, o...
CANTAnews
Low-code revoluciona aplicações no setor financeiro
Carlos Sapateiro, Country Leader da OutSystemsAs instituições financeiras examinam frequentemente seus negócios avaliando cenários para...
CANTAnews
Seis tendências tecnológicas para o setor financeiro
por Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no BrasilEm um cenário marcado pelos avanços...
CANTAnews
A eficiência em terceirizar agências e serviços bancários
por Tiago Aguiar, superintendente executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing da TecBanNa rota da...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top