nota5

CVM lança caderno para esclarecer investidores sobre crowdfunding de investimento

Durante a 3º Semana Mundial do Investidor, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou o lançamento do ‘Caderno CVM: Crowdfunding de Investimento’. A iniciativa tem o objetivo de esclarecer aos investidores as características, o funcionamento, os benefícios e os riscos existentes nessa nova modalidade de investimento, para que seja possível tomar decisões de forma mais consciente, conforme os seus objetivos e o seu perfil.

A entidade argumenta que o crowdfunding de Investimento se tornou um importante instrumento de captação de recursos para as startups, que demandam capital financeiro para o desenvolvimento de produtos ou serviços. 

“O crescimento desse mercado, após a regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), tem sido significativo”, diz a nota publicada no portal da instituição.  Segundo o texto, com regras estabelecidas pela Instrução CVM 588, o Crowdfunding de Investimento possibilita que empresas com receita anual de até R$ 10 milhões realizem ofertas por meio de financiamento coletivo na internet com dispensa automática de registro de oferta e de emissor. 

Neste modelo, também conhecido como “investimento coletivo” ou “investimento colaborativo”, em troca dos recursos aportados, as empresas oferecem aos investidores diferentes tipos de títulos, com características e prazos específicos, normalmente estabelecidos em um contrato de investimento.

A Série Cadernos CVM aborda assuntos considerados de grande relevância para o público investidor e para a área acadêmica. As publicações oferecem abordagem mais detalhada sobre cada um dos temas, como Fundo de Investimentos, Mercado de Derivativos e Uso Indevido de Informação Privilegiada (Insider Trading), dentre outros.

Para mais informações, acesse o Caderno CVM: Crowdfunding de investimento, disponível no link https://www.investidor.gov.br/publicacao/ListaCadernos.html

Fonte: http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2019/20191004-1.html

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top