Em coletiva que divulgou a 9ª edição da pesquisa Perspectivas, realizada trimestralmente pela parceria ACREFI / Kantar TNS, o presidente da ACREFI, Hilgo Gonçalves, afirmou que o consumidor brasileiro está mais consciente e com mais maturidade por conta da crise que afetou e afeta o país e também pelo movimento grande de educação financeira. O levantamento também revela que o brasileiro ainda está bastante inseguro sobre a conjuntura do País, mas identifica melhora no ânimo da população relacionado aos investimentos e às contas pessoais. Tanto que 47% dos entrevistados acreditam na retomada da economia a partir de 2018. Outros 47% disseram não saber e 6% confiam que a situação no País pode melhorar ainda no segundo semestre deste ano.
N mesma linha, a CEO da Kantar TNS, Valkiria Garre, comenta: “em relação à situação pessoal do consumidor, percebe-se um pouco mais de tranquilidade. Ainda não podemos chamar de otimismo, mas significa que a sensação de queda parece, momentaneamente, estancada. No entanto, as pessoas continuam economizando, cortando gastos supérfluos, pois o cenário ainda é de muita incerteza”, comenta.
A pesquisa ACREFI / Kantar TNS: Perspectivas 2017, que compreende o período de abril a junho de 2017− temporada de alta turbulência política –, captou a percepção de 1.000 entrevistados, em todas as regiões do País. A atual avaliação da situação do Brasil, que em 2016 mostrava sinais de melhora, é considerada ruim ou péssima por 80% das pessoas consultadas. A estabilidade financeira pessoal, por sua vez, apontou ligeira melhora, subiu de 36% para 38%.
A respeito do endividamento do consumidor, desde abril de 2015, nos três últimos levantamentos o índice ficou acima dos 30%, entre os que estão com as contas em dia. É um número positivo, em relação ao período compreendido de abril de 2015 a junho de 2016.
Na questão sobre o que as pessoas pensam da situação do Brasil, o índice de otimismo (vai melhorar) é maior entre os homens, nas faixas entre 35-45 anos e 46-55 anos. Por outro lado, o índice de pessimismo (vai piorar) é maior entre as mulheres, na faixa entre 56-65 anos. Essa tendência não muda ao longo dos períodos. A percepção de estabilidade no consumo das famílias mostrou alguma recuperação, indicado por 30% dos respondentes, contra 26% do levantamento de abril deste ano.
Quando questionados sobre o que é importante para uma melhora de sua situação financeira, as alternativas conseguir um emprego e melhorar o orçamento empatam em 12%, entre as dez opções sugeridas na pesquisa. “Isso nos permite inferir que o posicionamento das ações da ACREFI segue na direção correta, pois estamos focados em iniciativas em favor da sustentabilidade de crédito e da educação financeira”, lembra Gonçalves.
A inflação, que tem impactado no consumo de 96% dos entrevistados, também deve melhorar nos próximos meses, segundo o presidente da ACREFI. “A inflação já atingiu patamares inferiores a 4,5%, criando boas condições para a manutenção da queda da taxa de juros. São dados positivos que sinalizam que a economia começa, aos poucos, a se descolar dos acontecimentos políticos”, ponderou Hilgo Gonçalves.
A pesquisa mostra que a disposição para tomada de crédito subiu de 13% para 20%, entre os levantamentos de abril e o de junho de 2017.
Em relação ao tipo de crédito que o consumidor está disposto a tomar, o financiamento de automóveis subiu 31%, em abril, para 37%, em junho. No mesmo período, a opção de crédito direcionado à compra de imóvel aumentou de 27% para 36%. “Isso significa, felizmente, que a economia está em melhores condições, com cenário positivo no longo prazo”, finaliza Gonçalves.