nota4

Criptomoedas voltarão a ter sua regulação no Brasil analisada pelos Deputados

Após ter sido arquivado no final do ano passado, o Projeto de Lei 2.303/15 que trata da regulação das criptomoedas voltará a ser debatido em breve na Câmara dos Deputados, segundo matéria publicada pelo Portal do Bitcoin. Isto acontecerá porque o presidente da casa, Rodrigo Maia aprovou na semana passada o pedido de desarquivamento apresentado no início do mês.

O regimento interno do parlamento estabelece no parágrafo único do artigo 105 que o projeto precisava ser desarquivado “dentro dos primeiros cento e oitenta dias da primeira sessão legislativa ordinária da legislatura subsequente”.

A retomada dos tramites para a apreciação do projeto acontecerá por meio de novas audiências públicas com a novidade de que a matéria terá um novo relator, já que o anterior, deputado Expedito Netto (PSD – RO), deixou de ser membro da Comissão Especial para tratar desse projeto de lei no dia 31 de janeiro.  

O autor do projeto original, deputado federal Áureo Ribeiro, explicou ao Portal do Bitcoin que será adotada uma nova estratégia para discutir a matéria. A ideia agora é que as discussões sejam feitas abordando única e exclusivamente a questão das criptomoedas, separando o assunto de temas que também eram debatidos na proposta anterior, como as milhas áreas.

Segundo o parlamentar, agora os assuntos serão tratados em dois projetos independentes. Ele argumenta que a motivação para regular as transações com criptomoedas é agregar maior segurança ao mercado e não matar essa inovação.  

Ribeiro informa ainda que o projeto tratará a natureza jurídica das moedas criptografadas, mas a definição sobre o que são as criptomoedas ficará sob a responsabilidade da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Fonte: Portal Bitcoin

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top