Por BlockNews
O comportamento do investidor nos últimos 12 meses, em geral, mudou em sintonia com a trajetória de alta da taxa básica de juros (Selic), que saiu do patamar de 2% para os atuais 11,75%. Nesse contexto, o movimento natural está sendo a troca de ativos de maior risco por renda fixa. Mas, levantamento do buscador de investimentos Yubb mostrou também que mesmo com a mudança, as criptomoedas continuam entre os 10 investimentos mais buscados. Aliás, na comparação entre março de 2021 e março de 2022, saltaram da 10ª para a 9ª posição.
Dessa forma, a melhora dos criptoativos no ranking elaborado pelo Yubb contrasta com as demais alterações que estão ligadas à fuga do risco num cenário de Selic em alta. As ações estavam em primeiro lugar no ranking de março de 2021, por exemplo. Mas, deram lugar aos CDBs (Certificado de Depósito Bancário) no ranking deste ano. Os bancos emitem esses títulos para captar recursos, que depois emprestam. Só que a taxas maiores do que as que paga a quem compra o CDB. E por isso, são considerados de baixo risco.
Para o fundador do Yubb, Bernardo Pascowitch, a enorme curiosidade em torno das criptomoedas oferece a resposta para a melhora de posição no ranking. “As criptomoedas são beneficiadas pela curiosidade generalizada. Sua alta rentabilidade tem atraído o olhar do investidor e, não à toa, cresceram uma posição no ranking de busca, ao contrário de todos os demais ativos de renda variável, que só caíram nos últimos 12 meses.”
Leia o artigo completo no nosso parceiro.
O Blocknews é um serviço digital de notícias e análises lançado em 6 de janeiro de 2020, que cobre o uso de blockchain em empresas, governos e projetos sociais. A fundadora e editora do site, Cláudia Mancini, será a mediadora do Webinar Blockchain Finance Brazil, que acontece no dia 7 de junho e é co-realizado pela Cantarino Brasileiro e Blocknews.