O movimento de ingresso de novos consumidores que foi o responsável pelo crescimento das empresas de consumo de massa na última década chegou ao fim. A partir de agora será necessário conquistar clientes da concorrência para assegurar o desenvolvimento sustentável. Esta foi uma das principais constatações do painel ‘Comportamento Social na Era Digital’ realizado no terceiro dia do Ciab FEBRABAN.
De acordo com o Pesquisador e Fundador do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, a crise econômica atual é a primeira a ser vivida por um geração de consumidores que nunca havia lidado com a sensação de perda antes. “78% das pessoas acredita que essa é a pior crise que o país já viveu e isto não é verdade. Já tivemos períodos de 80% de inflação com zero Reais de reservas”, diz.
Segundo ele, isto acontece porque as pessoas se acostumaram com um comportamento de consumo que agora não querem abandonar. “A grande maioria das pessoas (72%) não citaram nenhuma empresa que esteja ao seu lado na crise. Ao mesmo tempo, 84% disseram que não se esqueceriam de uma empresa que estivesse ao seu lado neste momento. Ai está a grande oportunidade de ganhar clientes”, disse.
O antropólogo Michel Alcoforado concorda com esta visão. Segundo ele, é necessário redefinir a relação das empresas com o consumidor usando uma abordagem mais complexa, “Além das informações demográficas é preciso observar atentamente o perfil atitudinal das pessoas e principalmente o momento do consumo. As empresas que conseguirem oferecer a ajuda necessária no momento certo conseguirão conquistar e fidelizar clientes”, concluiu