Crescimento não se dará mais pelos novos consumidores e sim pela conquista de clientes da concorrência

O movimento de ingresso de novos consumidores que foi o responsável pelo crescimento das empresas de consumo de massa na última década chegou ao fim. A partir de agora será necessário conquistar clientes da concorrência para assegurar o desenvolvimento sustentável. Esta foi uma das principais constatações do painel ‘Comportamento Social na Era Digital’ realizado no terceiro dia do Ciab FEBRABAN.

De acordo com o Pesquisador e Fundador do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, a crise econômica atual é a primeira a ser vivida por um geração de consumidores que nunca havia lidado com a sensação de perda antes. “78% das pessoas acredita que essa é a pior crise que o país já viveu e isto não é verdade. Já tivemos períodos de 80% de inflação com zero Reais de reservas”, diz.

Segundo ele, isto acontece porque as pessoas se acostumaram com um comportamento de consumo que agora não querem abandonar. “A grande maioria das pessoas (72%) não citaram nenhuma empresa que esteja ao seu lado na crise. Ao mesmo tempo, 84% disseram que não se esqueceriam de uma empresa que estivesse ao seu lado neste momento. Ai está a grande oportunidade de ganhar clientes”, disse.

O antropólogo Michel Alcoforado concorda com esta visão. Segundo ele, é necessário redefinir a relação das empresas com o consumidor usando uma abordagem mais complexa, “Além das informações demográficas é preciso observar atentamente o perfil atitudinal das pessoas e principalmente o momento do consumo. As empresas que conseguirem oferecer a ajuda necessária no momento certo conseguirão conquistar e fidelizar clientes”, concluiu

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top