Por Edilma Rodrigues
O Tribanco, braço financeiro do Grupo Martins, lança dois super apps da Triconta para pessoa física e jurídica, que concentram um ecossistema digital que centraliza serviços financeiros e ofertas de outros segmentos. O objetivo da instituição é iniciar, a partir de julho, estratégia de expansão que busca a inclusão financeira de 45 milhões de pessoas ainda sem acesso a serviços bancários das classes C, D e E, além de pequeno e médio varejos em todo o Brasil. O primeiro passo será beneficiar a base com mais de 1 milhão de clientes do banco ainda em agosto, e a meta inicial é conquistar 3 milhões de novos usuários em até 2022.
De acordo com a instituição, com a chegada do Tribanco e suas versões da Triconta para pessoa física e jurídica, a disputa das contas digitais no Brasil entra em um novo capítulo. “Na guerra das contas digitais, o Tribanco terá como principal arma e diferencial vantajoso a aproximação com integrantes do Ecossistema Martins, composto por donos de mercados atendidos pelo atacadista-distribuidor, seus funcionários e clientes. Sua base ativa, composta por 120 mil varejistas em todo o Brasil, em sua maioria comércios de pequeno e médio portes, será um dos fatores que impulsionarão a expansão digital do Tribanco e a conquista de clientes usuários dos super apps da Triconta,” assinala a empresa em comunicado.
O CEO do banco digital, Ricardo Batista, avalia que por integrar o Grupo Martins, referência no segmento atacadista-distribuidor brasileiro, a instituição financeira é uma das que tem maior capilaridade no país. “Há municípios em que só existe o Tribanco para oferecer serviços financeiros à população, e agora vamos levar os benefícios das nossas contas digitais a essas pessoas de baixa renda, afirma Batista.
Super apps têm conceito de marketplace virtual
Baseado no conceito de marketplace virtual, os “super apps da Triconta incluem serviços nos ramos de telecomunicações, telemedicina, consórcios, investimentos, planos de saúde e odontológicos, entretenimento e empregos, além do seu portfólio financeiro. A busca por parceiros nestes segmentos está em andamento.
Estratégia vem de empresas chinesas, indianas e europeias
De acordo com Batista, a inspiração para a estratégia de expansão digital do Tribanco e desenvolvimento da Triconta para pessoa física e pessoa jurídica vem de empresas chinesas, indianas e europeias. Os modelos elaborados no exterior, que reúnem serviços financeiros e os de outros segmentos em uma única plataforma, geraram a inclusão financeira e social de milhões de pessoas por meio da tecnologia. Queremos levar esse conceito para as classes C, D e E e para o pequeno e médio varejo em todo o Brasil, afirma o executivo.
Batista assinala que a expansão digital do Tribanco se dá com consistência, entre outros motivos, pelo fato de a instituição já ter nascido com operação remota, sem agências, antes mesmo de essa ser uma tendência. Agora, com a Triconta, reforça seu posicionamento como um banco completo, com soluções financeiras ao pequeno e médio varejista, proteção de patrimônio e ativos, além de soluções de crédito a consumidores.
A nova estratégia digital do Tribanco também proporcionará mais integração com outras empresas do Grupo Martins. Por meio da Triconta, os clientes PJ poderão ter acesso aos serviços da eFácil, de e-commerce; da Smart, rede de supermercados; e aos benefícios de usar em seus negócios as maquininhas da UNICA e os cartões private label da Tricard.
Temos uma conexão muito forte e bem estabelecida com o pequeno e médio varejo e a indústria. Isso possibilita entendermos bem suas necessidades para desenvolvermos soluções que contribuam com a evolução de seus negócios, finaliza Batista.
Com informações da assessoria de imprensa