Por Edilma Rodrigues
A Cumbuca, fintech que oferece conta compartilhada gratuita via aplicativo, lança a função de débito automático, que permite dividir despesas entre diversas pessoas. Segundo a startup, depois de sua conta “conjunta reinventada”, agora é possível agendar um pagamento, no qual os integrantes da conta decidem a quantia que cada um vai pagar, com débito nos saldos individuais, via PIX ou por boleto bancário. “O objetivo é facilitar a centralização e a divisão do pagamento das despesas de casais, famílias e grupos”, conta a startup.
Segundo o CEO e fundador da Cumbuca, Daniel Ruhman, o lançamento foi pensado, principalmente, para aqueles clientes que não costumam cadastrar suas contas em débito automático porque as dividem com outras pessoas e acabam esquecendo, perdendo o prazo e pagando multa.
“Uma das vantagens do app da Cumbuca é a possibilidade de dividir pagamentos e dar visibilidade a eles e aos recibos a todos os participantes de um grupo. Com a nova função de débito automático, o pagamento fica agendado de forma automática e é quitado com o saldo de todos os envolvidos na divisão, nas proporções já definidas no cadastro do débito automático. Com isso, adeus esquecimento e juros, e isso sem ninguém ter que cobrar ninguém”, explica Ruhman.
O cadastro e gestão do débito automático é muito parecido com o realizado em bancos tradicionais, apenas com um passo a mais: a definição de quanto cada membro da divisão irá contribuir.
Em nota, a fintech explica que o objetivo da conta digital compartilhada é ajudar casais, famílias e grupos a melhorar sua relação com as finanças por meio do afeto e da responsabilidade compartilhada. Para acessar a carteira compartilhada, depois de baixar o app, o usuário adiciona outras pessoas.
Com informações da assessoria de imprensa