Crédito: Freepik.com.br

Consulta pública com propostas para recuperação e resolução de instituições financeiras é lançada

Segundo o BC, as normas propostas representam um avanço na preparação para enfrentar eventuais situações de crise.
O Banco Central lançou consulta pública (CP) com propostas normativas sobre o processo de planejamento da recuperação e da resolução de instituições financeiras e demais autorizadas a funcionar pela Autoridade Monetária. A regulamentação também visa disciplinar o conteúdo, a elaboração e a remessa ao BC do Plano de Recuperação e de Saída Organizada (PRSO). A CP ficará disponível, no site do BC, de 24/01/2024 a 08/03/2024.
As normas promovem maior aderência do Brasil às melhores práticas internacionais em matéria de resolução de instituições financeiras. Segundo as recomendações internacionais consolidadas no documento “Atributos Chave de um Regime de Resolução Efetivo para Instituições Financeiras”, do Financial Stability Board (FSB), em caso de inviabilidade irreversível, as instituições devem ser descontinuadas de forma ordenada, preservando-se as suas funções críticas – assim entendidas como aquelas atividades executadas para terceiros, cuja descontinuidade possa comprometer a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN), do  Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) ou da economia real, devido à dimensão de sua participação na oferta de mercado, às suas interconexões, à sua complexidade ou a outras situações que as impeçam de ser imediatamente substituídas pelo mercado – e evitando-se o uso de recursos públicos.
As propostas representam um significativo avanço na forma como as instituições financeiras se preparam para enfrentar eventuais situações de crise e colocam em prática um processo contínuo de planejamento de recuperação e de resolução, exigindo que as instituições apresentem estratégias consistentes e testáveis para o restabelecimento da sua viabilidade, no caso da recuperação, e, em caso de inviabilidade irreversível, para que as instituições possam ser ordenadamente descontinuadas sem comprometer a estabilidade do SFN, do SPB e da economia real, no caso da resolução.

Escopo

A proposta normativa tem previsão de aplicação às instituições do Segmento 1 (S1), composto, pela regulação prudencial, pelos bancos com porte igual ou maior a 10% do PIB ou atividade internacional relevante.
Além disso, é aplicável a todas as entidades integrantes do conglomerado prudencial e as entidades pertencentes ao grupo econômico que desempenhem linhas de negócios principais, serviços essenciais, funções críticas ou serviços críticos, podendo ser estendido para instituições autorizadas a funcionar pelo BC, que desempenhem funções críticas, conforme avaliação da Autoridade Monetária.

Conceitos

O conceito de recuperação está atrelado ao restabelecimento da viabilidade da instituição. Já o de resolução refere-se ao conjunto de medidas adotadas ou determinadas pelo BC para preservar a continuidade de funções críticas, quando constatada a inviabilidade ou a perspectiva de inviabilidade da instituição, visando a mitigar danos à estabilidade do SFN, do SPB ou à economia real decorrentes da descontinuidade de uma instituição.
As propostas foram apresentadas em Edital de Consulta Pública e as minutas estão disponíveis no site do BC, menu do perfil geral “Estabilidade financeira”, “Normas”, “Consultas públicas”, “Consultas ativas”.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top