Os seis últimos meses do ano passado registraram um aquecimento no segmento de consórcios imobiliário com aumento de 13,5% entre os semestres na venda de cotas, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). No total, o volume de créditos disponibilizados para compra de imóveis registrou a marca de R$ 7,09 bilhões entre janeiro e dezembro, já o número de contemplações ficou em 71,3 mil pessoas. Considerando todas as categorias de financiamento por meio de consórcio, o setor registrou a venda de 225,2 mil novas cotas em 2016.
Na opinião do presidente executivo da ABAC, Roberto Rossi, o consórcio se sobressai quando o consumidor compara as opções disponíveis no mercado. Apesar da retração financeira, ficou evidenciada a confiança no Sistema de Consórcios. Também, o maior conhecimento das características da educação financeira, na qual os consórcios fazem parte, e a certeza de que planejar por meio de uma poupança com objetivo definido pode ser o melhor caminho para adquirir propriedades, veículos e outros bens de consumo ou mesmo contratar serviços, sempre de forma responsável”, disse.
Rossi avalia que o ano de 2017 tende a ser positivo. “Com a propagação cada vez maior dos conceitos de cidadania financeira, o consórcio deverá continuar permeando a vida financeira das pessoas, famílias e empresas, possibilitando a concretização de metas atuais e futuras”, finaliza.