De acordo com uma pesquisa realizada pela Fenacor, Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros, o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) avançou 10,2% em março resultado que o levou a ultrapassar o patamar de 70 pontos fato que não acontecia desde julho de 2015.
O levantamento mostrou que 52% das seguradoras, 52% das corretoras e 62% das resseguradoras esperam a manutenção ou melhora dos índices de faturamento nos próximos seis meses. “Março foi um mês agitado na política nacional. A expectativa da definição de impasses políticos no país em um futuro próximo pode ter influenciado as respostas de algumas companhias do setor” disse o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.
Segundo a Federação, o setor aguarda definições da economia da política nacional para marcar a retomada de suas expectativas positivas. Nos últimos seis meses, o cenário foi de pequenas oscilações e queda.
Para calcular o índice, a entidade entrevista executivos de mais de 100 companhias do setor a fim de avaliar a expectativa e o grau de confiança dos empresários diante do cenário econômico. As empresas avaliam a situação em uma escala de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento.