nota6

Conferência mostra panorama completo sobre blockchain

A provedora de serviços de integração do mercado financeiro, RTM, realizou 2ª Conferência Blockchain, no auditório do Cubo em São Paulo. O evento reuniu mais de 130 pessoas entre gestores de TI e Telecom, autoridades e parceiros. Abordou vários temas como a modernização do mercado financeiro brasileiro, exposta por Robert Sagurton, da R3 CEV, consórcio internacional que reúne mais de 40 instituições financeiras e a visão do Bacen sobre blockchain. Palestra ministrada pelo chefe do departamento de tecnologia do Banco Central, Marcelo Yared.

Em seu discurso de abertura, o diretor geral da RTM, André Mello, apresentou as iniciativas do programa de inovação Conecta RTM, lançado no ano passado, com o objetivo de proporcionar um ambiente criativo para colaboração e troca de ideias por meio de um ecossistema cooperativo, para gerar inovação. Dentre as ações, merecem destaque o Desafio RTM, projeto que analisou 52 startups das verticais Telecom/TI, Conectividade e Fintech e selecionou três para parcerias, além do projeto Darwin Starter, que acelerou 20 startups em Florianópolis.

O gerente de Negócio da CIP – associação civil sem fins lucrativos, integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) –, Cassio Damaceno, ministrou a palestra Blockchain Desafio Colaborativo, ressaltando que a Câmara acompanha o tema desde 2012. Também fez um balanço da evolução da tecnologia até hoje, destacando a atuação da CIP e os cenários nacional e internacional.

Na apresentação da B3, Jochen Mielke de Lima, diretor de TI, mostrou a evolução das inciativas da B3 sobre Blockchain. Em seguida, o consultor de pesquisa e inovação do Banco Bradesco, George Marcel Smetana, explicou conceitos que envolvem a tecnologia \’block chaining\’, estrutura de dados onde o registro atual depende “criptograficamente” de informações do registro anterior, criando encadeamento. E os avanços da blockchain.

Em sua palestra, o gerente de arquitetura enterprise do Itaú-Unibanco, Adilson Fernandes da Conceição, falou sobre o conceito de blockchain e como o banco começou a testar a tecnologia em 2015 com Ethereum e se juntou ao Consórcio R3. Além de apresentar o esquema de funcionamento da nova tecnologia, baseado em provas de conceito.

O dia terminou com debate, mediado pelo diretor de inovação da Accenture, Guilherme Horn, entre os palestrantes e a plateia.

Em breve, os vídeos estarão disponíveis no canal da RTM no Youtube https://www.youtube.com/RTMtelecom

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top