Confederação do Comércio revela queda no endividamento das famílias em dezembro

A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) revelou uma redução no volume de endividamento das famílias no mês de dezembro. Segundo o levantamento, o percentual de pessoas que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro ficou em 56,6% no último mês de 2016. Este patamar representa uma redução em relação ao mês anterior que havia registrado 57,3%.

O indicador recém-divulgado também foi menor do que o número revelado em dezembro de 2015. Na ocasião a pesquisa mostrava 61,1% das famílias comprometidas com pagamento de contas.

No geral, o cartão de crédito liderou as citações como principal tipo de dívida. Ele foi apontado por 77,1% das famílias endividadas, seguido de carnês, com 14,4%, e financiamento de carros, com 10,4%.

No grupo de famílias com renda até dez salários mínimos, a classificação traz cartão de crédito, com 78,0%, carnês, com 15,6%, e crédito pessoal, com 9,7%. Já entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, os principais tipos de dívida apontados em dezembro de 2016 foram: cartão de crédito, por 72,9%, financiamento de carro, por 21,7%, e financiamento de casa, por 14,6%.

A proporção de famílias com contas ou dívidas em atraso diminuiu, assim como a proporção daquelas que relataram não ter condições de pagar. Na comparação com o ano anterior, houve melhora de ambos os indicadores de inadimplência e um número menor de famílias mostrou dificuldade de pagar suas contas e dívidas em dia.

Apesar da queda, as condições econômicas ainda adversas, como crédito e mercado de trabalho, podem dificultar um recuo mais intenso dos indicadores de inadimplência.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top