Crédito de: https://premioideia.com.br/

Conecta ABBC debate as principais inovações para o mercado financeiro

 Evento da Associação Brasileira de Bancos discutiu inteligência artificial, tokenização da economia, Drex e ESG, além de homenagear presidente do Banco Central
O Conecta ABBC – evento sobre inovação em negócios para o setor financeiro organizado pela Associação Brasileira de Bancos – aconteceu na quinta-feira (9), em São Paulo, com muita informação e debates em torno de assuntos estratégicos como Inteligência Artificial, tokenização da economia, Drex, taxonomia verde, ESG, engenharia de dados, entre outros. O evento homenageou também o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, como personalidade do ano em inovação no mercado financeiro.
O encontro celebrou o conhecimento, trouxe oportunidades de network e insights para futuros negócios, reunindo instituições associadas, membros do varejo, autoridades, reguladores e especialistas.
No primeiro painel, sobre sustentabilidade e inovação, os convidados discutiram como o ESG pode agregar valor às instituições financeiras e as principais tendências na área como a taxonomia verde.
O destaque do segundo debate foi a atualização sobre o Drex, a moeda tokenizada brasileira. Os especialistas discutiram como as instituições financeiras estão se organizando para se adaptarem a nova realidade digital. Além disso, os painelistas falaram sobre aplicações da nova moeda e as inovações que ela proporcionará ao mercado como um todo. A ABBC participa dos testes do Drex no âmbito proposto pelo Banco Central, com o consórcio com a maior quantidade de players do segmento – o que demonstra sua diversificação.
Para finalizar,aconteceu uma discussão sobre inteligência artificial, suas aplicações nos bancos e as tendências no Brasil e no mundo. Os debatedores mostraram principalmente as relações entre IA e engenharia de dados e como as instituições financeiras podem se aproveitar desse tema para reduzir custos e melhorar cada vez mais sua eficiência.
A presidente da ABBC, Sílvia Scorsato, afirmou que o evento procurou debater o cenário atual, identificando oportunidades, desafios e caminhos futuros que se desenham. “A Associação sempre primou por trazer aos seus associados eventos como este, que compartilham conhecimentos e inspiram as soluções e os insights geradores de mudanças na sociedade”, disse.
Durante o Conecta ABBC, foi lançado ainda o prêmio Personalidade do Ano em Inovação no Mercado Financeiro, cujo homenageado do ano foi o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, por sua atuação na implementação da Agenda BC#, que fomentou a concorrência entre as empresas do setor e a inclusão financeira, por meio do Open Finance, Pix e do trabalho incansável para o desenvolvimento do Drex. “Esse prêmio é um reconhecimento de todo o esforço realizado pelo Banco Central e seus servidores no âmbito da Agenda BC#. Acreditamos que a tecnologia é um dos principais instrumentos para proporcionar à população acesso a um sistema financeiro mais moderno, competitivo, eficiente e inclusivo”, concluiu Campos Neto.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top