nota8

Comunidade Paraisópolis anunciará criação de banco próprio no evento ‘G10 das Favelas’

Com a experiência de ter sido uma das primeiras comunidades brasileiras a ter seu próprio cartão de crédito, a Comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, se prepara para dar um salto ainda maior: criar seu próprio banco. Ao falar sobre o assunto no Fintech View, o diretor do Fundo Social Comunidades, Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores de Paraisópolis desde 2009, disse que os detalhes sobre a iniciativa serão apresentados no dia 23 de novembro, durante o G10 das Favelas, maior evento de empreendedorismo de favelas do país. 

Apesar de guardar as informações para essa data, Rodrigues, conhecido como “Prefeito de Paraísopolis”, adiantou que a instituição deve se chamar “Nosso Banco”, evitando ter o nome do local de sua fundação como marca, já que o projeto prevê a oferta de serviços e a realização de operações também fora do bairro. “Vamos ter cartão pré-pago, maquininha e outros produtos de banco”, disse. 

Segundo ele, atualmente o cartão Nova Paraisópolis, primeira investida da comunidade no mundo financeiro conta com 11 mil usuários. Rodrigues afirmou que tem muita gente usando a dor da favela somente para fazer negócios. “Aparecem oferecendo produtos e serviços que na prática não trazem nenhum benefício prático para os moradores. Nós estamos estudando alternativas para que cerca de 30% da receita com os produtos do novo banco sejam revertidos para projetos de melhoria de vida para quem mora na comunidade”, disse.

Segundo reportagem do portal UOL, o “G-10 das favelas” tem na lista as comunidades da Rocinha (RJ), Rio das Pedras (RJ), Heliópolis (SP), Paraisópolis (SP), Cidade de Deus (AM), Baixadas da Condor (PA), Baixadas da Estrada Nova Jurunas (PA), Casa Amarela (PE), Coroadinho (MA) e Sol Nascente (DF).

A ideia de criar o grupo surgiu a partir de uma pesquisa divulgada no ano passado pela Outdoor Social, empresa de impacto social voltada para classes populares que prevê que em 2019 o potencial de consumo das 10 maiores comunidades e periferias é de mais de R$ 7 bilhões.

O movimento se inspira em eventos como as reuniões do G7 e do G20, nos quais países ricos como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido se reúnem para buscar alternativas de desenvolvimento econômico e protagonismo de seus membros.

O G10 das Favelas acontecerá em Paraisópolis, em São Paulo, no dia 23 de novembro.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top