AED – Assinatura Eletrônica de Documentos (Banco do Brasil)

Comunicação com Realidade Aumentada (Banco do Brasil)

PILAR: Bancos (tradicionais e nativos digitais)
CATEGORIAS: Customer Experience / User Experience /Solução Tecnológica Disruptiva

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a comunicação interna foi o processo de comunicação mais afetado pela pandemia de Covid-19.

Refletindo diretamente na cultura organizacional e na forma como os colaboradores veem a empresa, a comunicação interna desempenha um importante papel nas organizações, especialmente em empresas do porte e capilaridade do Banco do Brasil, que enfrenta como um de seus principais desafios manter os colaboradores informados, engajados e produtivos.

Por esse motivo, o banco apostou no uso da Realidade Aumentada para criar uma nova ferramenta de comunicação interna e estimular seus colaboradores.

Para acessar a experiência era necessário, apenas, que os usuários apontassem a câmera de seus dispositivos móveis para um banner disponível em notícia publicada na Intranet corporativa. O acesso era realizado sem a necessidade de instalação de nenhum aplicativo. 

A ação de comunicação interna foi bem sucedida em capturar o interesse dos colaboradores e recebeu excelentes feedbacks de reconhecimento. 

Com um total de 9.939 visualizações (mais de 10% do quadro da empresa), a matéria “Você conhece a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada?” destacou-se pela quantidade de visualizações e comentários quando comparada com o fluxo médio das demais publicações internas.

Além disso, foram recebidas 2.153 sugestões relacionadas à expansão do uso das tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual para melhorias de produtos e serviços do BB, bem como 95 comentários positivos em resposta à notícia publicada, mostrando que a inovação foi bem-vinda.

Insights Ed. 13

1. Téo, assistente virtual do Banco24Horas e sua evolução (TecBan)
2. QR Saque: inovação via Pix gratuito (Saque e Pague)
3. Invest + (iClubs)
4. Kombin e a humanização do atendimento (BancoIN)
5. Formalização Digital (Banco Pan)
6. Comunicação com Realidade Aumentada (Banco do Brasil)
7. Curió (Banco do Brasil)
8. Triagem e Emissão de senha por WhatsApp (Banco do Brasil)
9. Disney + (Bradesco)
10. Melhoria da experiência para desbloqueio do cartão da conta e cadastro de nova senha sem lembrar a anterior (Bradesco)
11. APP Beneficiários INSS Bradesco (Bradesco)
12. Contratação de Antecipação via Chatbot (Atento)
13. Uso de Personas como estratégia de mudança de mindset e novo modelo de argumentação em tempos de pandemia (Atento)

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