nota4

Compras por voz: hei Google, fale com o Walmart

Por Edilma Rodrigues

Clientes do Walmart podem fazer compras por voz pelo assistente virtual doméstico do Google, em seus smartphones, a partir deste mês. Para colocar itens no carrinho online do varejista, basta dizer: hei Google, fale com o Walmart. O vice-presidente sênior de operações digitais do Walmart, Tom Ward, explicou ao Bloomberg que informações sobre compras anteriores vão ajudar a identificar a marca e as quantidades corretas.

O serviço surge da parceria entre as duas empresas que começou em agosto de 2017, mas até o momento não havia apresentado muitas novidades. Para o Google, do grupo Alphabet, a aliança com o maior varejista do mundo pode ajudar seu assistente virtual doméstico a competir com o dispositivo Echo, da Amazon, mais conhecido como Alexa, informa o Bloomberg. “Não será fácil: em dezembro, a Amazon controlava 70% dos 66 milhões dos alto-falantes inteligentes instalados nos EUA, segundo dados da consultoria Consumer Intelligence Research Partners. O Google Home tinha apenas 24%.”

Desafio: convencer o consumidor

O desafio, tanto da Amazon quanto do Google, é convencer consumidores a comprar por comando de voz, o que é complicado para itens perecíveis, como salmão fresco. Segundo pesquisa da consultoria Bain & Co., apenas 4% dos clientes usam assistentes de voz para planejar compras, uma fração dos que possuem alto-falantes inteligentes. Além disso, interessados em fazer compras de supermercado por comando de voz têm outras opções: a Rival Kroger lançou ferramentas de compra por voz por meio do Google.

O assistente doméstico do Google está disponível em dispositivos como iPhones e alto-falantes portáteis JBL, segundo o Walmart. A varejista também expandirá o serviço para outras plataformas nos próximos meses, sinal de que pode estar negociando com a Apple. O Walmart não quis identificar outros possíveis parceiros. Estamos começando com o Google e adicionando outros ao mix com o passar do tempo, disse Ward.

Fonte: Bloomberg / Uol

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top