nota1

Competição de Startups desenvolve ferramentas de engajamento para o setor e elege as melhores soluções em 8 categorias

O mercado latino americano de startups tem chamado a atenção global nos últimos anos. Não só pelo último anúncio do Softbank que destinou USD 5 bilhões para investimentos na região, mas também pelo seu potencial de crescimento. De acordo com dados do portal Statista, aproximadamente 56% da população latino-americana acessa a internet. Somente nos últimos 5 anos, o crescimento da base de internautas foi de 34%, passando de 278 milhões para 396 milhões de conectados.

Estes números justificam a última onda de unicórnios (startups com valor de mercado superior a US$ 1 bi) que tem surgido na região. Rappi, Nubank, 99, PagSeguro, GymPass, Movile e Etermax são alguns dos exemplos que tem estampado a capa dos principais jornais e portais de notícia. Porém, nem tudo são flores ou foguetes super escaláveis. Julie Ruvolo, diretora da LAVCA (Associação Latino-Americana de Private Equity e Venture Capital, na sigla em inglês), reconhecida entidade do setor, destacou em entrevista durante o Google Launchpad Accelerator, que o potencial regional poderia ser muito maior se houvesse mais ferramentas de integração. “Boa parte das inovações criadas pelas startups não alcança repercussão na mídia internacional. Isso faz com a região pareça muito menos atraente do que é na realidade”, afirma a executiva.

 

SOBRE A COMPETIÇÃO

Considerando o cenário atual e com o objetivo de fomentar a região, foi lançada neste mês pela Cantarino Brasileiro, a terceira edição do Innovation Awards Latam. A competição que é considerada a principal para o setor tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo regional. Para João Pedro Brasileiro, responsável pela realização do projeto, a iniciativa irá, mais uma vez, mostrar as melhores soluções da América Latina para o mundo. “Estamos construindo uma rede regional voltada para o incentivo do empreendedorismo. O Awards foi desenhado para ser mais que um evento, é uma plataforma digital que fomenta conexão, parceiras e exposição internacional para todos os players do ecossistema de startups. É a combinação do mundo online e offline fomentando a inovação.”, assinala.

A definição dos vencedores é feita por um corpo de jurados internacional, formado por especialistas, grandes empresas e potenciais investidores. São diversas nacionalidades envolvidas que garantem exposição e possibilidade de negócios para todas startups que obtenham valor ao participar. “Existem obstáculos na região que impedem o crescimento do mercado e um deles é a falta de exposição e visibilidade internacional das startups. As ferramentas do Innovation Awards são focadas em resolver este problema”, completa Brasileiro.

O período de inscrições se encerra em 12 de maio e, além do ranking de Startups mais inovadoras, os empreendedores poderão participar em uma das oito categorias: Fintechs, Retailtechs, Agrotechs, Healthtechs, Constru/Proptechs, Adtechs, Smart Cities e Social Impact.

A inscrição tem a taxa de USD 40,00 que será utilizada para a tradução dos cases inscritos para espanhol, português e inglês. Até 20 de abril, a taxa de inscrição será subsidiada pela organização do evento e ficará em USD 10,00.

Site da competição: www.innovationawardslatam.com

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Soluções que tenham sido criadas a partir de 2014 e tenham aplicabilidade em um dos setores das categorias.  Para participar do Ranking de Startups não há a necessidade de ter aplicabilidade com as categorias.

A competição foi desenhada para startups que estejam em fases desde o MVP ao Scaling. A distribuição dos cases entre os jurados será feita de acordo com o potencial de engajamento dos avaliadores com o estágio e setor de atuação da startup. Esta medida fomenta o potencial de geração de negócios.

Ao final da competição, é dada a oportunidade para o jurado entrar em contato com as startups que avaliou.

 

JURADOS DA COMPETIÇÃO

Já são mais de 30 jurados confirmados, entre eles:

– Guilherme Lima, Portfolio Manager da ACE, uma das mais reconhecidas aceleradoras do Brasil;
– Miryam Lazarte, CEO da Latam Startups, órgão canadense responsável pelo fomento de startups latino americana no Canadá
– Javier Garcia, diretor de startups da Plug and Play, aceleradora de cases reconhecidos como Paypal, Dropbox e Soundhound
– Don Tapscott, Fundador da Blockchain Research Institute, é um dos principais nomes da tecnologia e escritor do livro Blockchain Revolution
– Lisa Besserman, fundadora da Startup Buenos Aires, foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes da tecnologia mundial pela Business Insider;
– Marc Lussy, mentor na F10, aceleradora suíça focada em fintechs;
– Ivan Murias, CEO Tok Stok, uma das principais redes de varejo brasileira;
– Maria Farías, Diretora da Inversor Latam, blog focado em investimento que tem impacto em toda América Latina;
– Nick Angelou, VP da International Accelerator, aceleradora americana focada na aceleração de startups não americanas nos Estados Unidos.

Além dos jurados convidados, pelo site é possível que especialistas apliquem para serem jurados. A entrada destes depende da avaliação da comissão organizadora e da proporção de nacionalidades.

 

BENEFÍCIOS EM PARTICIPAR

O Innovation Awards Latam foi desenhado para expor as startups latino americanas, tanto para potenciais investidores dos países de origem, quanto para referências de mercados internacionais. Além de ter um corpo de jurados qualificado de países latino-americanos, a competição traz a visão de potenciais investidores de diversas outras nacionalidades como Canadá, Estados Unidos, Japão, Suíça, Espanha.

As startups que aplicarem e forem classificadas para as semifinais, terão a oportunidade de serem avaliadas pelo corpo de jurados internacional, formado por investidores, especialistas em tecnologia e grandes corporações.

SOBRE AS CATEGORIAS

Os jurados da competição irão eleger as melhores startups separadas por setor de atuação:

Fintechs – soluções que tenham aplicabilidade no setor financeiro, que substituam ou aprimorem serviços financeiro tradicionais (englobam insuretechs)
Retailtechs – startups com hardwares ou softwares voltados para o mercado de varejo
Healthtechs – startups que tenha criado hardwares, sistemas ou plataformas que causem impacto no setor de saúde
Agrotechs – soluções aplicáveis em qualquer etapa da cadeia agropecuária
Construtechs & Proptechs – soluções aplicáveis em qualquer etapa relacionada à construção civil: desenvolvimento de materiais, plataformas e softwares
Adtechs – startups que tenham desenvolvido solução voltadas para marketing e comunicação
Smart Cities – soluções aplicáveis nas cidades
Social Impact – startups que tenham soluções que gerem benefícios sociais e ambientais

Uma startup pode aplicar em mais de um case, porém é necessária a realização do preenchimento de um novo formulário para adaptação correta do conteúdo ao setor de aplicação.

 

COMO PARTICIPAR

Para participar as Startups devem acessar o site do Innovation Awards Latam e preencher o formulário de inscrição. Além das perguntas do formulário, as participantes são encorajadas a anexarem prints da ferramenta que desenvolveram e a gravarem um vídeo com um pitch e/ou apresentação do produto. A gravação deste vídeo, segundo a comissão organizadora, pode aumentar o impacto na avaliação dos jurados e facilita na interpretação da solução elaborada.

A participação tem o custo de USD 40,00 que será utilizado para a tradução dos cases para Inglês, Português e Espanhol. Até o dia 20.04, a taxa será subsidiada pela organização do evento e serão cobrados apenas USD 10,00 por inscrição.

*A categoria Social Impact será isenta de custo de inscrição durante toda a competição.

 

DATAS IMPORTANTES

– 25 de março – Abertura das Inscrições

– 20 de abril – Último dia de inscrições com subsídio (valor da inscrição: USD 10,00)

– 12 de maio – Último dia de inscrições

– 03 de junho – Anúncio dos semi-finalistas

– 20 de julho – Anúncio dos finalistas

– 19 de agosto – Cerimônia de Premiação

Para mais informações acessar www.innovationawardslatam.com ou enviar email para contato@cantarinobrasileiro.com.br

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top