Como o case de sucesso pode destacar sua empresa no setor financeiro

Case sucesso pode destacar sua empresa no setor financeiro

O mercado financeiro brasileiro vem evoluindo ao longo dos anos de maneira acelerada. De um lado, vemos as instituições bancárias já consolidadas investindo cada vez mais em tecnologias e metodologias de gerenciamento de projetos com foco em entregas rápidas, inclusive com parcerias para manter a competitividade.

Do outro, há o surgimento, nos últimos anos, de novas empresas do mercado financeiro, como as fintechs. Ou seja, ambos os lados têm focado na transformação digital.

Inclusive, a agenda tecnológica no mercado financeiro, que já prometia revolucionar o mercado financeiro em 2020, se superou. Bancos, fintechs e todo o ecossistema se debruçaram na tarefa de criar soluções para amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 e trouxeram novidades. 

Além disso, os processos de regulação do open banking e a criação do PIX prometem mudar a forma do público se relacionar com as instituições bancárias, seus produtos e serviços. Certamente, isso exigirá ainda mais adaptação.

De forma geral, essas iniciativas trarão mais concorrência para o setor financeiro e será preciso se destacar nesse cenário. Uma das ferramentas mais precisas para atingir esse objetivo é a estruturação de cases de sucesso. 

Neste artigo você vai entender o que é um case de sucesso e como ele pode ser usado a favor da sua empresa.

O que é um case de sucesso

Cases de sucesso, ou estudos de caso, são basicamente as histórias reais e inspiradoras de clientes que tiveram resultados positivos ao usar o produto ou serviço de uma empresa. 

Um bom case de sucesso é aquele em que alguém fala da sua marca por vontade própria — e não imposição. O cliente se dispõe a contar toda a trajetória que o fez buscar pelo seu produto ou serviço, qual foi a experiência e como isso mudou sua vida.

Por que fazer um estudo de caso

Se um case de sucesso é uma história que irá persuadir os consumidores interessados no seu produto ou serviço, e essa história é contada por um cliente que teve muito resultado ao usar o produto ou serviço, sabe o que isso significa?

Que um case de sucesso é uma prova social de que seu produto ou serviço funciona. E o melhor: não é você quem está dizendo, mas seu cliente.

É sua marca querendo dizer: “Olha o que já fizemos para nossos clientes e como eles estão satisfeitos. Podemos fazer isso por você também.” E há outros benefícios em estruturar um case, como:

  • Destacar sua marca em meio à concorrência;
  • Tornar-se uma referência em resultados;
  • Gerar identificação imediata com o público;
  • Quebrar objeções de potenciais clientes;
  • Motivar outras pessoas a buscar os mesmos resultados.

Como criar um case

Agora que você entendeu o que é um case de sucesso e por que sua marca deve apostar nessa ferramenta para se destacar da concorrência, deve estar se perguntando como fazer isso. Certo?

Não há fórmula mágica, até porque um case pode vir em vários formatos: texto, vídeo, podcasts, imagens, gráficos, posts em redes sociais, etc. 

A escolha vai depender de onde você vai apresentá-lo, de qual é sua persona e qual amplitude quer dar à temática. Mas, há dicas que funcionam para todos os formatos de cases. A primeira, claro, é entrevistar o cliente e traçar o melhor caminho para o estudo de caso.

Depois, abordar alguns elementos: um resumo da história do cliente, qual era o problema dele antes de conhecer o produto, por que decidiu usá-lo, quais foram as dificuldades e, por último, os resultados obtidos. Não é fórmula mágica, mas essa sequência aumenta — e muito — as chances de sucesso.

Como divulgar esse case

Depois que o case foi criado e publicado na internet, é preciso investir na divulgação do conteúdo em pontos estratégicos. Trazemos hoje três sugestões:

1) Inscreva seu case em premiações relevantes no mercado

Aqui está um tópico fundamental para que seu case seja visto e contemplado por todo o seu segmento de atuação. Inscrever-se em uma premiação já consolidada e tradicional mostra que sua empresa está pronta para mostrar ao público que faz entregas reais. E ver a instituição atrelada à essa condecoração traz ainda mais prestígio à marca. 

2) Inclua versões em landing pages

Quando usados em páginas de produtos ou landing pages, os cases ajudam a gerar conversões. Você não precisa usar todo o conteúdo, mas uma versão resumida em vídeo, um gráfico ou citação é o suficiente para trazer essa “inspiração” aos futuros clientes.

3) Peça ajuda dos seus clientes

Quando o estudo for finalizado e publicado, avise todos os envolvidos, inclusive a empresa que deu depoimento, para que ela possa ajudar a divulgar na sua rede de contatos.

Assim que tiver um case valioso em mãos, não se esqueça de usá-lo de maneira estratégica para converter mais vendas e se diferenciar em um mercado tão competitivo e que prevê mudanças no relacionamento do público com as instituições financeiras. Boa sorte!

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