felipe penido_onboarding

Como gerar inteligência competitiva além do onboarding

| por Felipe Penido* |

O processo de onboarding pode ser considerado a porta de entrada para um cliente, parceiro ou fornecedor com a sua empresa. É a operação de registro e validação de usuários que vai desde a análise de risco dos dados enviados, até a confirmação da sua identidade, e traz inteligência competitiva para a operação.

Por definição, o processo de onboarding possui início, meio e fim. Uma vez que o cliente, fornecedor ou parceiro esteja cadastrado e a validação de dados ocorra, outras verificações de dados são consideradas além do onboarding.

Dependendo da ação realizada ou solicitada pelo seu cliente, uma nova verificação de dados precisa ser feita, como, por exemplo, uma verificação biométrica durante um login ou um pagamento. Hoje, falarei sobre como é possível aumentar a segurança da sua operação e trazer maior inteligência competitiva durante os processos de verificação de dados de usuários após o onboarding.

Quais informações verificar durante o onboarding?


Uma forma de certificar que o usuário não representa nenhum risco para sua operação é verificar as informações relacionadas a uma pessoa física, como documentos e dados pessoais, cadastrais e biométricos.

Essa operação pode variar conforme o negócio e segmento do cliente. Em alguns casos, pode acontecer em etapas, quando a coleta das informações para verificação do usuário é realizada gradualmente, conforme o acesso a um produto ou serviço seja solicitado. Assim como também é possível realizar as verificações de informações do usuário de uma só vez, e evitar riscos de fraudes em sua base logo no primeiro contato com o usuário.

Dessa forma, durante o processo, é possível identificar de que o usuário se trata de uma pessoa real, e não um fraudador utilizando informações roubadas ou forjadas para ter acesso a um produto ou serviço.

Para adicionar uma camada a mais de segurança e aumentar a inteligência competitiva no processo, outras análises podem ser realizadas:

  • Análise de risco do e-mail e número de telefone para detecção de dados suspeitos;
  • Verificações de dados em fontes governamentais e listas restritivas para garantir compliance com as políticas de KYC & PLD/CFT;
  • Busca de processos, mandados de prisão e antecedentes criminais para evitar criar vínculos com criminosos; 
  • Validação da regularidade de documentos de habilitação de motoristas, entrre outras.

Validação de dados além do onboarding


Além do onboarding, a verificação de dados do usuário pode ser feita novamente em outros processos, de acordo com alguma ação solicitada ou realizada, e até mesmo novos dados precisam ser verificados.

A plataforma idwall conta com ferramentas que oferecem mais inteligência competitiva à sua operação, e possibilita que você crie jornadas de verificações em todo o ciclo de vida de um usuário, orquestrando fluxos e reaproveitando dados fornecidos durante o onboarding.

Assim, para realizar tais novas verificações, é possível utilizar essas informações como base em situações transacionais e ações relacionadas à manutenção e encerramento de contas.

Listo a seguir os outros processos de validação em que as ferramentas da idwall podem ser aplicadas:

Detecção de Risco e Antifraude: é uma forma de identificar usuários maliciosos antes mesmo deles se tornarem um problema para sua operação. Cada empresa, de acordo com suas particularidades, solicita o endereço de e-mail e o número de telefone na maioria dos processos. Para garantir a melhor experiência ao usuário e aumentar a confiança nos clientes que se relacionam com a sua operação, a ferramenta verifica o risco do e-mail, nº de telefone, CPF e endereço fornecidos, prevenindo fraudes tanto em transações quanto em aberturas de contas e onboardings.

Autenticação Facial: garante que a pessoa por trás do cadastro seja realmente quem diz ser, e também, valida esse usuário, autorizando o seu acesso. Seja para realizar uma transação financeira, manutenção de contas, recuperação de senhas, atualizações cadastrais – entre outras – a autenticação facial contribui na identificação do usuário por meio da captura e análise de dados biométricos da pessoa, e oferece um grau maior de segurança do que os métodos mais tradicionais – como SMS, códigos de segurança e perguntas sobre a pessoa.

Background Screening: realiza verificações constantes de dados, como forma de identificar possíveis mudanças a respeito do risco e regularidade de seus clientes de acordo com suas políticas de gestão de risco e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Diversos setores fazem consultas de informações periódicas para verificar se o usuário já cadastrado em sua base de dados está envolvido em algum tipo de crime ou está sendo processado por alguma ação específica, como instituições financeiras para o monitoramento de PLD/CFT e empresas do segmento de transportes, que verificam a situação cadastral de transportadores de carga e analisam se os mesmos estão regularizados com a ANTT.

* Felipe Penido é Sócio e Head of Professional Services & Market Insights na idwall. É especialista em expansão e inteligência competitiva com mais de oito anos de experiência em consultoria e serviços de inteligência.

** Conteúdo publieditorial.

class=wp-image-17603

A idwall é uma das empresas patrocinadoras da Trilha Bancos Digitais – Disrupção: a estratégia para a sobrevivência. Desde 2016, a Cantarino Brasileiro mapeia o mercado de bancos digitais do país a fim de ditar tendências e criar oportunidades de negócios. Este ano, a ação contará com a publicação de uma revista digital temática, evento presencial em formado inédito no dia 18/5 e webinars. SAIBA MAIS

Compartilhe

Notícias relacionadas

Ponto de vista
Fal.Con on the road 2023: inovações e tendências para o mercado de cibersegurança
Por Jeferson Propheta, diretor regional da CrowdStrikeA tecnologia tem desempenhado um papel central dentro das...
Ponto de vista
Resolução 6: por que precisamos falar disso agora?
por Leandro Bartolassi *A Resolução Conjunta n° 6, em vigor desde 1 de novembro de...
Ponto de vista
Inteligência de dados é aliada na prevenção de fraudes financeira
por Danilo Barsotti* A evolução da tecnologia traz inúmeros benefícios para a sociedade, porém as...
Ponto de vista
Como a tecnologia está revolucionando o acesso ao crédito consignado privado
“A oferta de crédito consignado privado tem sido impulsionada por um processo importante de conveniência...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top