bitcoin_fork

Como fica o bitcoin após a divisão?

Julho foi um mês especialmente agitado para o bitcoin. A crescente adesão da criptomoeda nos últimos meses congestionou sua rede, o que demandava mais capacidade de processamento. Como a validação das transações é feita por mineradores de forma descentralizada, não houve consenso entre as propostas para a escalabilidade da tecnologia. Então, os rumores da divisão da moeda fizeram sua cotação despencar para menos de US$ 2,000, em 15 de julho, assustando os usuários. Logo depois, a divulgação do apoio de uma boa parcela dos mineradores ao Segwit (Segragate Witnesses) do grupo de desenvolvedores Bitcoin Core fez a moeda retomar os patamares anteriores à queda.

No entanto, poucos dias antes da anunciada implantação para ampliar a escala, em 1º de agosto, mineradores anunciaram o hardfork: a bifurcação do Bitcoin, com o surgimento do Bitcoin Cash. Para o CEO & Founder da OriginalMy Blockchain Certificadora Digital, Edilson Osorio Junior, a divisão é extremamente benéfica do ponto de vista da descentralização. “Há tempos os mineradores chineses vêm mantendo grande parte do poder computacional por lá e uma melhor distribuição seria bastante benéfica para a tecnologia do Bitcoin original,” avalia.

Além disso, continua Osório Júnior, as grandes mineradoras, que possuem equipamentos fabricados pela Bitmain, têm interesse que o bitcoin não receba a atualização Segwit, que resolve o bug AsicBoost e permite aumento na velocidade de mineração em até 20%, processo que foi inclusive patenteado pela empresa. “Embora resolva esse ponto e equalize a vantagem competitiva entre os mineradores, a atualização afetaria os mineradores que possuem esses equipamentos da Bitmain e exploram o procedimento,” esclarece o CEO da OriginalMy, que ressalta: “Este foi um dos principais fatores pelos quais os mineradores chineses optaram por dividir a rede e remover essa atualização.”

O COO da Foxbit, Guto Schiavon, explica que, basicamente, o BCH (bitcoin cash) é um fork do bitcoin, que nada mais é do que uma altcoin com todo o histórico do bitcoin. “Quem tinha 1 bitcoin no dia 31 de Julho, também terá 1 bitcoin cash. A criação dele se deve aos mineradores que apoiam o aumento do tamanho do bloco para 8mb, ideia que foi amplamente rejeitada pela rede bitcoin, que apoiou a ativação do Segwit,” acrescenta Schiavon.

Ainda há a possibilidade, de acordo com o Guia do Bitcoin, de apenas uma rede sobreviver. “Se a rede 148 BTC obtiver mais provas acumuladas de trabalho, deve ser a única rede a sobreviver, e a separação terminará. Todos os 148 BTC simplesmente seriam bitcoins (BTC) novamente.” Para Schiavon, ainda não é possível saber se o bitcoin cash vai prosperar no longo prazo, por se tratar de uma moeda muito recente, com liquidez baixa e pouca segurança na sua rede. “As duas moedas devem seguir em paralelo. O bitcoin continuará com o processo de ativação do Segwit e crescendo de valor, e o bitcoin cash caminha para uma menor volatilidade e um crescimento do poder de processamento,” avalia.

Porém, “eu sigo apostando no bitcoin original, tanto por causa da ativação do Segwit, que vai melhorar muito a capacidade da rede, quanto pela liquidez, robustez do ativo e segurança que a rede do bitcoin tem. O bitcoin cash pode ser uma boa oportunidade de lucros no curto prazo, pois é uma moeda bem mais volátil, mas tem que ter cautela para apostar nela em longo prazo,” esclarece o COO.

Ainda segundo o executivo, a divisão foi muito importante para todo o ecossistema de criptomoedas, sendo um fenômeno atípico, que nunca havia ocorrido com o bitcoin em si. “Não temos tanta experiência pra analisar ou até mesmo esperar mudanças no relacionamento com as outras criptos,” informa Schiavon.

Até o momento, a exchange Foxbit ainda não movimentou nenhuma moeda no bitcoin cash. A empresa informa que não vai negociar Bitcoin Cash e que no Brasil, ainda não há previsão de nenhuma empresa negociar a nova moeda. Além disso, a Exchange brasileira informa que a partir do dia 10 de agosto, vai permitir que as pessoas saquem bitcoin cash da Foxbit, uma vez que, quem tinha bitcoin na empresa até dia 31, também terá a mesma quantidade em bitcoin cash.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top