Como evitar fraudes com proteção de dados

Como evitar fraudes com proteção de dados

Neste artigo você verá como evitar fraudes com proteção de dados e ainda manter o bom relacionamento com seu cliente.

A Pesquisa Global de Identidade e Fraude 2020 da Serasa Experian, lançada recentemente, aponta que 57% das empresas estão enfrentando perdas crescentes devido a fraudes ano após ano, apesar de afirmarem ser capazes de identificar seus clientes com precisão.

Quase três em cada cinco empresas disseram que houve aumento de fraude nos últimos 12 meses. Ou seja, o estudo relevou indícios significativos de que as preocupações das empresas com o aumento de fraudes persistem.

Interessante observar que 95% das empresas acreditam ter alta confiança em sua capacidade de identificar e reconhecer seus clientes a cada interação, mas 55% dos clientes ainda não se sentem reconhecidos. Ou seja, o aumento considerável na incidência de fraudes sugere que a confiança das empresas é equivocada.

publi1-first-tech_extra1

Por outro lado, elas também podem estar reconhecendo, de fato, os fraudadores que se passam por clientes legítimos.

O valor crescente dos dados pessoais e o risco progressivo de fraude devem estar constantemente no radar das empresas.

Prejuízos causados pelas fraudes

Quando uma vulnerabilidade é identificada, imediatamente a empresa fica exposta e abre portas, muitas vezes sem saber, para a ação de fraudadores. Os danos, sabemos, podem ser rápidos e desastrosos.

E no relacionamento com a empresa, o cliente espera segurança, conveniência e personalização. Identificar as preferências do cliente, portanto, é uma das missões desse contato. Deixar de cumprir um desses itens por não diagnosticar uma fraude seria o primeiro prejuízo.

Sem contar o óbvio, que ocorre quando a empresa presta um serviço ou entrega um produto a um fraudador por não ser capaz de identificá-lo. Além do prejuízo de valores, há o risco de causar danos à imagem da companhia, o que é bem mais difícil de conter.

Isso porque quando um cliente se sente prejudicado, muitas vezes, recorre a todos os recursos disponíveis para se pronunciar contra a empresa.

Também não resolve fechar o cerco e ser mais rigoroso em suas validações. O risco de influenciar negativamente a experiência do cliente tornaria o cenário ainda mais grave, especialmente, se chegasse ao ponto de recusar transações de clientes legítimo.

Da mesma forma, se os clientes forem equivocadamente bloqueados, possivelmente, vão reverberar suas insatisfações em sites de proteção ao consumidor e redes sociais. Sem contar que vão procurar o concorrente!

Leia também nosso artigo:
Como evitar violação de dados. Pesquisa aponta que 49% das empresas já tiveram dados violados.

Fraudes

Como evitar fraudes com proteção de dados? Dois terços dos consumidores entrevistados na Pesquisa Global de Identidade e Fraude 2020 disseram que a segurança ainda é o fator mais importante na decisão de contratar um negócio, seguida pela facilidade de acesso às suas contas.

Por outro lado, fraudadores vivem em busca do ponto mais vulnerável da empresa, e garantir proteção eficiente, mais do que necessário, é urgente.

Contar com um sistema que forneça mais segurança à sua empresa e, consequentemente, ao seu cliente, é um caminho para fazê-la ocupar um posicionamento de destaque nesse assunto.

Em muitos países a busca por melhorias já acontece e segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) e o Banco Mundial, a tendência é que até 2030 todos os indivíduos no mundo tenham uma identidade digital.

Ferramentas avançadas e estratégias de autenticação mais sofisticadas já têm surtido resultados positivos no reconhecimento de clientes e na manutenção do bom relacionamento com eles.

Relacionar-se bem e garantir segurança de dados gera um aumento de confiança na organização. Portanto, é preciso verificar o próprio sistema (ou buscar novos, se for o caso) e garantir que a empresa não seja o ponto vulnerável nesse relacionamento.

Recorrer a parceiros especializados em soluções que possam apresentar uma visão completa sobre segurança de dados, ainda é a melhor saída. Nessa hora, o conhecimento faz toda a diferença.

Após mais de duas décadas de atuação no mercado, a First Tech sabe como é o comportamento de fraudadores e buscou os melhores parceiros e recursos para garantir a segurança de dados, evitar fraudes e tornar profícuo e duradouro o relacionamento com os clientes.Conheça nossa solução para segurança e proteção de dados clicando aqui.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top