nota4

Com Lift, BC quer promover inovação financeira e em TI

O Banco Central lançou, nesta quarta-feira (9), o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), um laboratório virtual que terá como objetivo viabilizar e promover protótipos de inovação financeira e tecnológica para o Sistema Financeiro Nacional. Segundo comunicado à imprensa, empreendedores e entusiastas de tecnologia em finanças poderão contar com a expertise do BC e com recursos dos principais provedores de tecnologia.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse, em pronunciamento oficial, que o LIFT consiste em um espaço virtual colaborativo no qual poderão participar fornecedores de tecnologias, agentes da academia e membros da sociedade com vistas à proposição, ao desenvolvimento e à análise de projetos de inovação tecnológica especialmente aplicados à indústria financeira.

Em parceria com a Amazon, IBM e Microsoft, o Lift deve impulsionar a capacidade das ações nos quatro pilares temáticos da Agenda BC+: aumentar a cidadania financeira; aprimorar o arcabouço legal que rege a atuação do BC; aumentar a eficiência do sistema financeiro e reduzir o custo de crédito.

Goldfajn explica que as inovações financeiras têm enorme potencial de geração de valor à sociedade brasileira. “O Brasil é um dos pioneiros no uso de tecnologia para o aumento da inclusão financeira. Nesse contexto, o LIFT pode ser uma oportunidade importante para proposição de soluções que se traduzam em ampliação da inclusão financeira e, consequentemente, do desenvolvimento econômico e financeiro do País. Outro exemplo diz respeito à adoção de tecnologias para a redução do uso de papel moeda. Temos acompanhado debates e a evolução de iniciativas em nível internacional, buscando consolidar e aprofundar a compreensão sobre o tema,” assinala o pronunciamento oficial do presidente do BC.

O site do Lift informa que nesta quarta-feira (9) se inicia a incubação de projetos, que vai até 24 de junho. Para participar, os projetos precisam estar relacionados a um dos pilares temáticos.

Fonte: Banco Central do Brasil e Lift

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top