nota1

Com a alta de 6,65% do dólar em maio, fintechs de crédito são alternativa para importadoras

Por Edilma Rodrigues

Apesar de intervenção do Banco Central do Brasil, que vendeu contratos de swap cambial para injetar mais dólares no mercado e segurar a alta da moeda americana, em maio o dólar subiu 6,65% e acumula no ano alta de 12,74%. Esse aumento impacta todos os setores da economia, uma vez que atinge e altera o preço de produtos básicos de consumo, como alimentos, combustível etc., importados para o Brasil.

Diante desse cenário, segundo a fintech de Peer to Peer Lending (P2P), Nexoos, empresas do setor de importação buscam alternativas, como fintechs de crédito, que oferecem financiamentos a custos menores que os dos bancos, para investir em estoque, garantir a estabilidade de seus lucros e até para conseguir maior spread nos produtos. “O custo dos juros também é impactado pela alta do dólar e, aliado à burocracia do sistema financeiro tradicional, inviabilizam a tomada de crédito para PMEs que queiram aumentar seu estoque.”

A fintech conecta pequenas e médias empresas – (EPPs, MEs e PMEs), com faturamento mínimo anual de R$ 250 mil –, que precisam de empréstimo a potenciais investidores. O processo tem menos burocracia e as taxas de juros são bem menores que as vigentes nos bancos tradicionais, podendo ser até 70% menor, explica o CEO da Nexoos, Daniel Gomes.

A análise de crédito é digital e 90% automática, com o uso de inteligência artificial. As métricas para aprovação se baseiam em dados que apontam o potencial do negócio, como consultas automatizadas aos bureaus de crédito, pré-análise automática e até avaliações de redes sociais.

E vale lembrar que o BC anunciou na última segunda-feira (28), que vai continuar com as ofertas adicionais de contratos de swap cambial no fim de maio e a partir de 1º de junho. “A oferta adicional do dia 29 de maio será realizada normalmente, assim como haverá oferta adicional no dia 30 de maio. A partir de 1º de junho também terão início os leilões para a rolagem integral do vencimento de swap cambial de 2 de julho de 2018, que totaliza 175.230 contratos,” informa a entidade.

Com informações do Banco Central do Brasil e assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top