A unidade brasileira do Mercado Livre encerrou o ano de 2015 com uma receita líquida de US$ 290,6 milhões – crescimento de 6% em dólares e de 50% em reais, em relação ao ano anterior. Além de destacar que o resultado foi um dos melhores da história da companhia, ao anunciar os números numa coletiva de imprensa em São Paulo na terça-feira (01/03), a companhia informou que cerca de 20% deste faturamento teve origem na operação do Mercado Pago, ferramenta de pagamento do grupo.
Segundo o Vice-Presidente Executivo e COO do Mercado Livre, Stelleo Tolda, em 2015 o Mercado Pago realizou 80,4 milhões de transações, o que significou um acréscimo de 73,7% sobre o ano anterior quando a quantidade de operações foi de 46 milhões. Com isso, o volume total de pagamentos foi de US$ 5,2 bilhões. O executivo revelou ainda que o Mercado Pago chegou ao final de 2015 com cerca de 150 mil lojas credenciadas a receber pagamentos pelo sistema.
Assim como nos dois trimestres anteriores, nos meses de outubro, novembro e dezembro a receita de Mercado Pago gerada por lojas fora do marketplace do Mercado Livre cresceu três dígitos em moedas locais, consolidando-se como um dos negócios de crescimento mais rápidos do grupo. Nestes meses finais de 2015, a receita gerada pelo serviço de financiamento oferecido pelo Mercado Pago cresceu 57% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este crescimento foi impulsionado pela adoção do parcelamento sem juros, principalmente no Brasil, e pela resposta positiva a este formato de pagamento lançado no quarto trimestre também no México e na Argentina. “Hoje a maior parte dos pagamentos feitos por meio do Mercado Pago já usa o parcelamento sem juros”, declarou.