nota2

Cidade chinesa testa reconhecimento facial para pagar passagens do metrô

Na cidade de Shenzhen, na China, câmeras de reconhecimento facial estão  sendo testada no metrô, em conjunto com uma rede 5G, como meio de pagamento de passagens. De acordo com reportagem publicada pelo site Olhar Digital, com base em informações do portal The Verge, por enquanto apenas uma das estações recebeu a tecnologia, e alguns pontos ainda estão sob discussão, como o fato de reconhecer e diferenciar irmãos gêmeos.

O funcionamento da solução tem sido feito da seguinte forma: as pessoas entram na estação e têm o rosto escaneado. A partir deste momento, não precisam mais passar códigos ou cartões de metrô. Assim, a tarifa é automaticamente debitada nas contas vinculadas ao perfil. Antes os cidadãos precisam registrar seus dados faciais e vincular um método de pagamento à conta do metrô.

A reportagem explica que muitas cidades na China já possuem o reconhecimento facial em sistemas de segurança. Os passageiros que já estão usando esse meio para pagar as tarifas podem deixar o bilhete em casa e acessar o metrô mesmo se estiverem com saldo insuficiente. Porém, nem todas as pessoas estão contentes com isso e optam por não ter a localização rastreada.

Os algoritmos para a tecnologia de reconhecimento facial foram projetados em um laboratório supervisionado pela Shenzhen Metro e pela fabricante de telefones Huawei. Ainda não foi divulgado uma previsão de quando o serviço se estenderá para outras estações.

Embora esse não seja um novo meio para realizar pagamentos, já que o reconhecimento facial também é usado em restaurantes KFC na China, essa é a primeira vez que o país utiliza para o pagamento das passagens dos transportes públicos no país.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top