China planeja implantar uso de moeda digital emitida pelo Banco Central de forma gradual em sua economia

A Rádio Internacional da China (CRI), uma emissora estatal que transmite sua programação para todo o mundo, divulgou ontem (16) nota a respeito de trabalhos de pesquisa sobre moeda digital, uma vez que o país espera utilizar novas técnicas para tornar as transações financeiras mais transparentes e eficientes. De acordo com a nota, apesar de ter o mesmo conceito e ser baseada em blockchain, a mesma tecnologia do Bitcoin, a moeda digital da China terá uma configuração diferente. Enquanto o Bitcoin não é vinculado a um banco ou governo, a versão chinesa será emitida pelo banco central do país e apoiada legalmente pelo governo como uma alternativa ao papel-moeda.

Desde que a China lançou planos para uma moeda digital com apoio legal em 2014, duas rodadas de revisões do plano original foram realizadas, disse Yao Qian, funcionário do banco central que lidera o centro de pesquisa de moeda digital. Ele declarou à CRI que primeiro a China introduzirá a moeda em certos mercados monetários e promoverá seu uso de forma gradual e cautelosa. Segundo ele, comparada com o papel-moeda tradicional, a moeda digital utiliza técnicas criptográficas sofisticadas, custa menos para circular, melhora a eficiência das transações e aumenta a transparência.

Mais de 50 pessoas participaram de um seminário recente incluindo representantes do Minsheng Bank, China Everbright Bank, Hua Xia Bank, Prudential Bank and Insurance Group junto com executivos da Air China, China Eastern Airlines e Shenzhen Airlines além de pesquisadores da Universidade Beihang. Durante a reunião foi abordado o potencial do blockchain para influenciar a infra-estrutura financeira em todo o país, suas vantagens competitivas que poderiam ser adquiridas por instituições dispostas a se adaptar e responder rapidamente aos avanços na tecnologia financeira.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top