china-inicia-teste-de-sua-moeda-digital-estatal

China inicia teste de sua moeda digital estatal

O e-RMB – renminbi digital – foi adotado em sistemas monetários de várias cidades

A China começou a testar pagamentos com sua nova moeda digital nas quatro principais cidades do país a partir desta semana, segundo a informações da mídia chinesa. Nos últimos meses, o banco central do País intensificou o desenvolvimento do e-RMB (o RMB, abreviação de renminbi, é a moeda oficial da República Popular da China), que deve ser a primeira moeda digital operada por em uma grande economia.

O início dos testes acontece em várias cidades, como Shenzhen, Suzhou, Chengdu, além de uma nova área ao sul de Pequim, Xiong\’an, e regiões que sediarão alguns dos eventos dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, também em Pequim.

Segundo informação do The Guardian, o jornal estatal China Daily disse que a moeda digital foi formalmente adotada nos sistemas monetários dessas cidades, com alguns funcionários do governo e funcionários públicos, que passam a receber seus salários em e-RMB a partir de maio. E o Sina News explicou que a moeda seria usada para subsidiar o transporte em Suzhou. Em Xiong\’an, o teste se concentraria principalmente em alimentos e varejo.

Até uma captura da tela, supostamente do aplicativo necessário para armazenar e usar a moeda digital, circula na China desde meados de abril. Alguns relatórios também afirmam que empresas como McDonald\’s e Starbucks concordaram em fazer parte do teste, no entanto, em comunicado, a Starbucks disse ao The Guardian que não fazia parte dos testes. O jornal entrou em contato com o McDonald\’s para comentar.

As plataformas de pagamento digital estão bastante disseminadas na China, a Alipay, da Ant Financial da Alibaba, e o WeChat Pay, da Tencent. No entanto, elas não substituem a moeda existente.

Com e-RMB, o banco central chinês pode monitorar fluxos de dinheiro em tempo real

O professor associado do instituto nacional de pesquisa de desenvolvimento da Universidade de Pequim, Xu Yuan, contou à emissora CCTV que, como as transações em dinheiro estavam off-line e os dados de transações das plataformas de pagamento existentes estavam dispersos, o banco central não conseguia monitorar o fluxo de dinheiro em tempo real.

“Embora haja pouca mudança na perspectiva de utilização do usuário; na perspectiva da supervisão do banco central, essa é a maior iniciativa de todos os tempos nas formas futuras de finanças, pagamentos, negócios e governança social etc.”

Em 17 de abril, o instituto de pesquisa em moeda digital do Banco Popular da China, que desenvolve o sistema, disse que a pesquisa e o desenvolvimento de um renminbi digital estavam avançando constantemente e o alto nível do design, pesquisa e desenvolvimento funcionais e depuração foram totalmente concluídos, de acordo com um relatório da CCTV.

Segundo o The Guardian, o progresso na moeda digital foi estimulado pelo anúncio do Facebook, em junho, que pretendia lançar a sua própria.

A moeda digital soberana, que será atrelada à moeda nacional, está em desenvolvimento há alguns anos, mas em agosto o banco central informou que ela está quase pronta. No mês seguinte, no entanto, o dirigente do banco, Yi Gang, disse não haver cronograma para a liberação.

Moeda é alternativa ao sistema de liquidação do dólar

Uma moeda digital soberana é uma alternativa funcional ao sistema de liquidação do dólar e atenua o impacto de quaisquer sanções ou ameaças de exclusão, tanto em nível de país quanto de empresa, assinala o relatório do China Daily na semana passada.

“Espera-se um declínio no uso de dinheiro em meio à crescente popularidade das plataformas de pagamento digital e à medida que as pessoas evitam o contato físico durante a pandemia de coronavírus,” finaliza matéria do The Guardian.

Fonte: The Guardian

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top