Os aplicativos de bate-papo são a próxima fronteira para o comércio digital, mas se não incorporarem funcionalidades de pagamento, a oportunidade será extremamente limitada. Para diminuir esse atrito, muitas empresas do setor têm fechado parcerias com varejistas que usam chatbots, diz a prévia do relatório da pesquisa The Conversational Commerce Report, do Business Insider Intelligence.
Para acompanhar o ritmo da mudança em direção ao comércio eletrônico, varejistas se voltam para aplicativos de bate-papo, nos quais usuários de smartphones passam um tempo considerável a cada dia.
Uma forma de acessar consumidores nessas plataformas é por meio de chatbots ou programas de software que usam mensagens de texto business-to-consumer (B2C) como interface por meio da qual clientes se comunicam com comerciantes em um formato de pergunta e resposta.
O comunicado da Business Insider Intelligence avalia que, para varejistas, essas ofertas são valiosas porque as vendas aumentam à medida que os clientes se comunicam e compram de sua marca em mais canais. Mas há um atrito considerável: nos aplicativos de bate-papo, as ofertas de pagamento são limitadas, o que significa que os usuários que navegam em um aplicativo de mensagens ainda serão redirecionados para outro aplicativo ou para a web móvel para concluir uma compra.
Esse fato cria oportunidades para processadores de pagamentos e redes de cartões, que começam a fechar parcerias com comerciantes para capturar o potencial volume dos aplicativos de bate-papo. E à medida que aumenta o alvoroço, outras empresas de pagamento, como provedores de remessas de dinheiro e bancos, também entram no jogo, na esperança de ampliar o engajamento dos usuários ou atrair novos tipos de clientes.
Há um longo caminho pela frente: estamos apenas no começo do que provavelmente será um longo ciclo de adoção, com empresas de pagamentos colocando seus dedos do pé nesse espaço. Mas as melhorias no ecossistema, combinadas com o aumento do apetite do consumidor por esses serviços e a confiança crescente, acabarão levando a ganhos moderados no uso, o que abrirá um volume grande de oportunidades para empresas ocidentais.
Parcerias e outras abordagens
A maioria das empresas de pagamentos se une a varejistas, geralmente os que já são clientes, para permitir que consumidores usem suas carteiras móveis para fazer pagamentos ou processam recursos em aplicativos de bate-papo. Isso permite que os varejistas cheguem a esse espaço mais rápido enquanto abrem oportunidades de receita para players de pagamentos. Outros adotam abordagens menos diretas e trabalham para aumentar o engajamento do consumidor de uma forma que promova mais gastos off-line.
Início da curva de adoção
Segundo o relatório, o mercado ainda está no início de uma curva de adoção e, portanto, provedores de pagamentos digitais não devem esperar um sucesso massivo rapidamente, mas, no longo prazo, é provável que seja um grande mercado. À medida em que as empresas trabalham para aumentar a conscientização dos consumidores e melhorar a experiência, a tecnologia acabará se tornando predominante, o que faz com que chegar cedo e se estabelecer valha à pena.
Fonte: Business Insider
Tradução e edição: Edilma Rodrigues