Por Edilma Rodrigues
A Conta Zap, fintech brasileira de serviço de pagamento digital via WhatsApp, aperfeiçoa as capacidades de seu assistente virtual Zapelino com Inteligência Artificial do IBM Watson Assistant e metodologia do IBM Garage para acelerar o desenvolvimento e a adoção da tecnologia. O novo assistente virtual, que deve estar com todas as evoluções concluídas no próximo mês, vai oferecer uma nova e mais ágil experiência aos mais de 500 mil clientes da fintech, que realizaram 5 milhões de transações.
“Com a mudança, os benefícios serão percebidos não apenas pelos clientes, como pela própria Conta Zap que ganhará flexibilidade no gerenciamento da solução e curadoria das informações para continuar evoluindo cada vez mais o canal de relacionamento conforme as necessidades dos clientes,” explicam as empresas em comunicado.
Processamento de linguagem natural
A nova versão do “Zapelino” vai usar o IBM Watson Assistant e contará com um escopo mais abrangente de perguntas e respostas e soluções mais avançadas de processamento de linguagem natural para tornar as conversações mais amigáveis e capazes de entender perguntas cada vez mais complexas.
Para habilitar essa transformação, a equipe da Conta Zap buscou a IBM e, após um período de experimentação da solução IBM Watson Assistant, a empresa optou por implementar a inteligência artificial.
Segundo o CEO da Conta Zap, Roberto Marinho Filho, a parceria com IBM é fundamental para aperfeiçoar a base tecnológica de interação com os clientes. A utilização da IA da IBM em nosso chatbot contribui para termos mais velocidade nas transações bancárias e menos burocracia. É uma infraestrutura confiável que nos dá suporte para continuar inovando e crescendo, afirma Marinho Filho.
Metodologia IBM Garage e distanciamento social
Todo o desenho da arquitetura do assistente virtual, bem como a migração para IBM Watson, que irá rodar na nuvem pública da IBM, serão feitas remotamente entre a equipe da Conta Zap e desenvolvedores da IBM, com o uso de ferramentas e processos ágeis, em um modelo de trabalho totalmente adaptado ao momento de distanciamento social.
A IBM Garage é uma experiência de cocriação que ajuda negócios de todos os tamanhos e setores a impulsionar inovações na velocidade de uma startup e com a escala de uma grande empresa. A fundação da IBM Garage é uma metodologia exclusiva, baseada em Enterprise Design Thinking, que organiza as melhores práticas do setor com a profunda experiência da IBM em tecnologia aplicada, incluindo inteligência artificial, automação, blockchain, IoT, entre outros, utilizando IBM Cloud como habilitador da inovação.
A vice-presidente de digital sales IBM América Latina, Carla Coelho, explica que a inteligência artificial aplicada aos assistentes virtuais tem contribuído para que as empresas melhorem seu relacionamento com os clientes e aprimorem sua experiência. “O cuidado no atendimento e a rápida resposta aos clientes é hoje a principal forma para construir relações de confiança com os consumidores e um passo importante para as empresas que querem realizar uma transformação digital em seus negócios e metodologias ágeis como a da IBM Garage impulsionam esse processo, assinala Carla Coelho.
Com informações da assessoria de imprensa