nota3

Carteiras digitais: como usar e gerenciar criptos

As carteiras digitais são necessárias para usar e administrar criptomoedas. Elas armazenam o dinheiro virtual e permitem fazer diversas transações, como transferência de valores da carteira digital de uma pessoa para outra. Nesse caso, uma atualização de saldo, na blockchain, é feita nas carteiras.

Existem diferentes tipos de carteiras digitais, que podem ser utilizadas no computador, celular, pen drive ou, até mesmo, em papel. A mais comum é a carteira para desktop. Nela o cliente tem a opção de acessar todos os seus fundos e realizar transações por meio de um software. “Mas é preciso conhecer bem o assunto pois geralmente as versões para desktop não são muito intuitivas. A Bitcoin Core está entre as mais recomendadas,” informa matéria do portal eCommerce News.

Nas carteiras para mobile, a Abra, parceira da American Express, é uma das líderes. O portal avalia que ela preza pela praticidade e funcionalidade dos fundos. No entanto, como qualquer outra mobile, é recomendado fazer backup dos dados digitais para não correr o risco de perder tudo, em caso de extravio do aparelho. A MyceliumBreadWallet e Copay também são bem recomendadas no mercado das criptomoedas.

A carteira web ou on-line funciona com código aberto, o que permite ao cliente gerir o saldo com mais praticidade, uma vez que as informações ficam na nuvem e podem ser acessadas de qualquer dispositivo conectado à internet. Indicada para ser usada com a Ethereum, “a MyEtherWallet é segura e uma das mais populares. Oferece a ERC-20 wallets, que é compatível com todas as empresas que usam ethereum. Um bom exemplo é a Coin Poker, empresa de poker que usa essa carteira de forma oficial.” O Google também trabalha com ela por propiciar extensão no navegador Chrome, facilitando a gestão. Segundo o eCommerce News, a BitGo também é referência em carteiras on-line e altamente recomendada para uso com bitcoin.

Para quem tem grandes quantias de criptomoedas, o ideal é armazenar os fundos em um hardware. Esse tipo de carteira é um dispositivo físico, utilizada via USB. Assim, as chaves de segurança ficam armazenadas off-line, mas também há a possibilidade de realizar transações on-line. O problema é que, ao contrário dos outros meios, as carteiras hardware são caras e exigem alto investimento. Algumas referências no mercado, como Trezor e Ledger Nano, cobram entre R$ 600 a R$ 1.5 mil em média, dependendo da marca.

O investidor de longo prazo pode ir por um caminho bem alternativo e utilizar as carteiras em papel. Totalmente analógica, o armazenamento é no papel impresso e funciona como uma cópia física das chaves de segurança. É recomendado para quem não liga para praticidade e quer guardar os fundos por muito tempo de maneira extremamente segura. Mas, é preciso ter muito cuidado para não perder o material impresso. Caso o dono das criptomoedas não tenha nenhuma cópia ou foto, a perda do papel pode resultar em dano total aos fundos. Uma boa solução é guardar essa carteira impressa em um cofre.

“As opções são muitas e cabem para qualquer tipo de investimento. Todas contam com seus prós e contras e, por isso, é preciso analisar com calma e atenção antes de decidir qual carteira digital você vai usar para gerir seus fundos,” alerta a matéria.

Fonte: eCommerce News

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top