Crédito de: Freepik.com

Carteira do Google lança pagamentos com QR Code no Brasil

Com o lançamento, a Carteira do Google democratiza pagamentos digitais para todos os brasileiros, em especial para os que não possuem smartphones com tecnologia NFC
Os brasileiros que utilizam a Carteira do Google são os primeiros no mundo a ter acesso a uma nova função que permite fazer pagamentos com os cartões cadastrados a partir da leitura de QR Code nas maquininhas de cartão. O novo recurso começou a ser disponibilizado desde na terça-feira (14) e torna smartphones com sistema operacional Android sem a tecnologia NFC capazes de fazer pagamentos digitais com cartões de crédito e débito, democratizando o acesso a uma facilidade antes restrita aos celulares equipados com a tecnologia NFC, usada nos pagamentos por aproximação.
A novidade foi projetada por uma equipe global de engenharia do Google, considerando necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela significativa dos smartphones não está equipada com NFC. De acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com essa tecnologia. Além disso, apenas 25% dos brasileiros fazem pagamentos por aproximação com seus smartphones, segundo dados de 2023 da consultoria eMarketer.
O pagamento com QR Code funciona com os cartões da maioria dos bancos brasileiros e com bandeiras das principais redes de cartões do Brasil, Elo – com um hub de 14 credenciadores –, Mastercard e Visa. A funcionalidade está disponível em pontos de venda, como lojas, que utilizam maquininhas de cartão das empresas como Cielo, Getnet e Rede – empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco.
“A Carteira do Google é para todos e pagar com ela é mais seguro do que com cartões físicos. Quando você usa a Carteira para pagar em lojas, inclusive ao escanear códigos QR, nós não enviamos para a empresa as informações reais do seu cartão. Em vez disso, o comerciante recebe um número criptografado exclusivo, um token, que identifica seu pagamento”, explica Elisa Jóia, head de operações de pagamentos do Google para América Latina.

Como fazer pagamentos

Para fazer pagamentos com a Carteira do Google, o usuário precisa baixar o app, adicionar um cartão de crédito ou débito e, dependendo do emissor, concluir uma etapa de validação no aplicativo do banco. Os principais bancos brasileiros permitem adicionar o cartão diretamente dos seus próprios aplicativos. Após a conclusão do processo, a Carteira estará pronta para pagamentos por aproximação ou por meio da leitura de QR Codes.
Para pagar usando um QR Code, basta ir até uma loja física e escolher seu produto. Na hora do pagamento, peça ao lojista para gerar um QR Code para pagamento com cartão. Quando o código dinâmico aparecer na tela da maquininha, abra a Carteira do Google e selecione pagamento por QR Code na tela inicial. Depois, aponte a câmera para a tela e aguarde a leitura. Então, confira os dados do pagamento no seu celular e confirme a transação. O recibo do pagamento ficará guardado na Carteira para que você o tenha sempre à mão, mas também será emitido pela maquininha.

A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas a Carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação. Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança. Os pagamentos com QR Code podem ser feitos à vista ou em parcelas, permitindo a conferência do número de parcelas antes da efetivação da compra.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top