Cartão de crédito ganhou 2,5 milhões de novos lares no Brasil somente no primeiro semestre deste ano

A pesquisa Nielsen “O consumidor e as formas de pagamento no Brasil – Oportunidades para o mercado de cartões”, divulgada nesta semana revelou que no primeiro semestre de 2015, o uso de cartões de crédito ganhou 2,5 milhões de novos lares no país. A utilização de cartões de débito também teve um desempenho surpreendente no período, visto que mais de 3 milhões de novos lares passaram a usufruir dessa forma de pagamento.

Atualmente o uso de cartões de débito e crédito já representam 23,7% do valor total gasto com compras de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene em todo o território nacional.

Entre as razões apontadas para este avanço dos meios de pagamento eletrônicos, a Nielsen citou o desemprego em alta, a desvalorização da moeda brasileira e as projeções de inflação de até 10% para 2015. A avaliação é que este cenário deixa o consumo das famílias brasileiras cada vez mais “reprimido” e torna o uso do cartão de crédito uma opção cada vez mais utilizada. O especialista em estudo sobre consumidores da Nielsen, Jefferson Silva, esclarece, em matéria publicada pela revista América Economia, que o aumento dos gastos com saúde, impostos e educação, também são responsáveis pela queda da valorização da renda familiar, dificultando o acesso ao consumo de alimentos e outros produtos.

A pesquisa constatou que no cenário atual, as pessoas vão cada vez menos ao ponto de venda, mas realizam suas compras de forma mais planejada e para o mês inteiro, buscando aproveitar as ofertas e apostando em produtos com embalagens econômicas. “Para compras planejadas e maiores, o uso de cartão de crédito tem ajudado no parcelamento e possibilita o acesso a vários itens de consumo, fazendo com que as famílias não deixem de lado os hábitos conquistados nos últimos anos”, diz Jefferson Silva.

Segundo o estudo, cerca de 20% da população é responsável por 80% dos gastos feitos com cartões de crédito no país, desembolsando quase R$ 6 mil no semestre com gasto médio de ocasião de compra de R$47,60.

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