Crédito de: freepik.com

Cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado em shopping centers

Pesquisa da Abrasce mostra que, entre as faixas etárias, o uso do recurso é maior entre 30 a 44 anos (77%) e 45 a 59 anos (78%)
A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, elaborada pela Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers –  destaca importantes aspectos econômicos relacionados aos clientes. O estudo, divulgado no último dia 5, foi realizado entre os meses de fevereiro e março deste ano, por meio de um painel online com 4.300 frequentadores de shoppings. Foram entrevistados frequentadores com mais de 17 anos de idade de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, abrangendo mais de 240 cidades que abrigam pelo menos um shopping.
Um dos destaques mostra a importância do cartão de crédito entre os meios de pagamento mais utilizados em shoppings de todo o país. No âmbito geral, ele é o preferido por 74% dos visitantes, seguido por cartão de débito (63%), PIX (52%) e dinheiro (45%).
O instrumento é o mais usado por consumidores nas faixas entre 30 a 44 anos (77%) e de 45 a 59 anos (78%). Já entre as cidades que mais utilizam cartão de crédito, estão Salvador (82%), Fortaleza (81%) e Belo Horizonte (80%).
Entre os segmentos de renda, o uso do crédito é acima de 80% entre as famílias com mais de seis salários-mínimos: 6,1 a 10 SM: 81%; 10,1 a 15 SM: 86%; e mais de 15 SM: 82%.

PIX

A pesquisa também aponta alto crescimento da utilização do PIX nas transações comerciais em shoppings. Entre as faixas etárias, o uso é maior entre 17 a 19 anos e 20 a 29 anos, ambos com 59%. Manaus (66%), Fortaleza (63%), Belém + Ananindeua (59%), e Goiânia + Aparecida de Goiânia (59%) foram os municípios que mais declararam preferência por esse meio de pagamento nos empreendimentos.
Em relação ao pagamento em dinheiro, o uso é maior entre os frequentadores de 17 a 19 anos (52%).
O levantamento da Abrasce também mostrou os serviços relacionados às finanças mais utilizados em shoppings: caixas eletrônicos (79%), agências bancárias (57%) e lotérica (57%). Além disso, casas de câmbio são utilizadas por 15% dos consumidores.
Entre os municípios que mais utilizam caixas eletrônicos, estão Manaus (91%), Salvador (91%) e Belo Horizonte (86%). Das cidades que mais utilizam agências bancárias, temos Salvador (82%), Manaus (80%) e Belo Horizonte (75%).
Já entre aqueles que mais utilizaram lotéricas, destacam-se Salvador (72%), Manaus (71%) e Goiânia + Aparecida de Goiânia (57%). E entre os que mais utilizam casas de câmbio, temos Belo Horizonte (25%), São Paulo (24%), Rio de Janeiro (20%) e Curitiba (20%).
“O cartão de crédito é um dos mais importantes meios de pagamento para o setor e representa por boa parte do faturamento dos shoppings”, destaca Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Para Glauco Humai, essa pesquisa traz um robusto conhecimento sobre as preferências e hábitos do novo frequentador de shopping e, com isso, é possível proporcionar melhores experiências e facilidades para o seu dia a dia. “Conhecer mais profundamente os frequentadores e captar seus sentimentos e percepções são atitudes fundamentais para o setor de shopping centers, que foi extremamente resiliente durante a pandemia e que agora está retomando com força total seu papel no cotidiano das pessoas, através de experiências e conveniências que permitem ao consumidor se sentir confortável, seguro e realizar todas as suas atividades em um único lugar”, comenta o executivo.

A pesquisa está disponível em formato pocket, gratuitamente, no APP Abrace. Já o estudo na íntegra pode ser adquirido no site da entidade. Na versão completa, há informações sobre comportamentos pet e omnichannel, e dados segmentados por região brasileira e abertura de informações para 11 cidades e interior de São Paulo. Além disso, é possível consultar dados por renda, idade, influência das gerações Z e 50+, dinâmica das famílias com crianças de até 12 anos, entre outras novidades.

 (Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrasce)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Patex lança ecossistema de tokenização de Ativos Reais na América Latina
Nova infraestrutura blockchain promete transformar a economia regional e abrir portas para novos investimentos.A Patex,...
TOP 6
Banco BV passa a oferecer solução completa em Seguros para atacado
Parceria com Lockton possibilita a exploração de novos setores para concessão de créditoO banco BV,...
TOP 6
BTG Pactual será dealer da Circle no Brasil para distribuição de criptos
O objetivo é fazer mais parcerias, inclusive com desenvolvedoresPor Cláudia Mancini*A Circle, criadora do ecossistema...
TOP 6
Estudo aponta Itaú, Bradesco e Skol como marcas mais valiosas do Brasil
Drogasil, Porto, PagBank e Nubank apresentaram os maiores crescimentos do ranking, que teve ainda a...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top