Por Edilma Rodrigues
Banco e cartões do Grupo Carrefour Brasil experimentam alta em seus resultados. O faturamento do Banco Carrefour, que se tornou o 5º maior banco do país em saldo de carteira concedido por meio de cartões de crédito, confirma tendência de recuperação observada no 2T20 e registra crescimento de 16%, totalizando R$ 9,7 bilhões – em setembro. Por sua vez, os cartões Carrefour e Atacadão cresceram 12,1% e 29,6%, respectivamente, no terceiro trimestre.
“O desempenho foi impulsionado pelas vendas on-us (+12,9%) e off-us (+18,8%), sendo parcialmente compensadas pela contração em outros produtos, com destaque para os empréstimos pessoais. Já a carteira de crédito atingiu R$12,3 bilhões, crescimento de 19,8% em comparação com o terceiro trimestre de 2019,” explica a varejista.
Novo app conecta todo o ecossistema do grupo e vai ter Scan & Go
Com o lançamento do novo app Meu Carrefour e do novo programa de fidelidade, o ecossistema digital do grupo ficou totalmente conectado. O Minhas Recompensas está interligado a todos os formatos de lojas do Carrefour, e-commerce e banco. “Com isso, o cliente acumula moedas virtuais que podem ser trocadas por benefícios, seja em vouchers de desconto em compras ou para uso em parceiros”, segue a explicação do grupo em comunicado.
Até o fim do ano, o app vai ganhar o Scan & Go, recurso que permite aos clientes pagar em sua conta pelo aplicativo, também com o Banco Carrefour e acessar os recursos já existentes no banco pelo app.
Média mensal de usuários dos canais online atinge 66% das contas ativas
A média mensal de usuários dos canais online atingiu 66% das contas ativadas em setembro e os canais digitais representaram mais de 32% do total da aquisição de novos clientes.
Desempenho histórico nas vendas do grupo no 3º tri
O Grupo Carrefour alcançou um desempenho histórico nas vendas do terceiro trimestre de 2020, apoiado pelo sólido crescimento do Atacadão e do multiformato do varejo e todo o seu ecossistema digital. De junho a setembro, as vendas brutas consolidadas da companhia atingiram R$ 19,3 bilhões, crescimento de 29,9% e de 26% em mesmas lojas (ambos ex-gasolina) em relação ao mesmo período de 2019. O lucro líquido alcançou R$ 757 milhões, crescimento de 73,1% em comparação com o terceiro trimestre do ano anterior e margem de 4,3%, um ganho de 1.17 p.p. O EBTIDA ajustado teve um aumento de 18,6% e margem de 7,7%, atingindo R$ 1.339 bilhão – forte contribuição do varejo e atacado, parcialmente compensado por provisões excepcionais no banco.
O Atacadão continuou mostrando a força do seu modelo, com crescimento expressivo de 31,3% nas vendas brutas, consolidando a operação como um dos players de varejo alimentar mais eficientes do Brasil. O Varejo também registrou um desempenho consistente, com vendas brutas (ex-gasolina) atingindo R$ 5,2 bilhões, um crescimento de 26,4%. O canal de vendas online registrou um GMV total de R$ 895 milhões, com destaque para o crescimento de 202,4% do e-commerce alimentar.
De acordo com o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noël Prioux, a empresa apresentou desempenho notável no terceiro trimestre, com crescimento recorde de vendas e rentabilidade impressionante. “Essa tendência tem se mantido até hoje. O crescimento das vendas e do EBITDA ajustado no Atacadão e no Carrefour Varejo subiram fortes dois dígitos, e o Banco Carrefour está retomando o crescimento com fundamentos sólidos após os ajustes necessários relacionados ao cenário da Covid-19. Isso atesta o sucesso das medidas que tomamos para garantir um ambiente seguro para nossos clientes e colaboradores em meio à pandemia, bem como a força de nosso ecossistema omnicanal que está cada vez mais integrado, ressalta o executivo.
Com informações da assessoria de imprensa