O perfil do novo consumidor, cada vez mais exigente, e seu poder de impulsionar o surgimento de novas tecnologias dominou o primeiro dia de debates da Cards Payment & Identification 2016. Segundo Edlayne Altherman Bur, da Accenture, o digital está desafiando todos os aspectos de nossas vidas, inclusive em meios de pagamento. “O novo consumidor é altamente conectado, faz muitas pesquisas e vai para a compra bem informado. Gasta bastante tempo nas mídias sociais e confia na opinião das massas”, destaca.
De acordo com Edlayne, os pagamentos digitais estão ganhando relevância e já é possível selecionar três tendências que trarão grande impacto na indústria de meios de pagamentos: consolidação de mobile payments, valorização de programas de fidelidade e realidade de moedas virtuais.
O tema bitcoins e fintechs também foi bastante explorado ao longo do congresso. Os bitcoins despontam como alternativa ao sistema monetário tradicional, porém gera discussões quanto à falta de regulamentação. Já as fintechs, startups do setor financeiro, se caracterizam pela adoção de tecnologias disruptivas, que buscam atender as principais necessidades do consumidor digital. “O tema tem chamado tanto atenção que promoveremos nesta quinta-feira um evento específico em fintechs, o Pitch Session Fintech”, ressalta o diretor da Cards, Luis Veiga.
Ronaldo Varelo, Sócio da Bizup Consulting, Henrique Dubugras, Sócio da Pagar.me e Gilmar Magi, Gerente de Prevenção de Fraudes da 99Taxi, também discutiram a revolução proporcionada pelas Fintechs. “Inovação sempre vem à frente da regulamentação. É importante que tenham regras para evitar fraudes no mercado, mas as leis não devem limitar a inovação”, explicaram os executivos.