nota5

Canadá abre consulta pública sobre open banking

Governo canadense lança consulta pública sobre os méritos do open banking para avaliar o entusiasmo do consumidor em compartilhar dados financeiros com terceiros

O departamento de finanças do Canadá criou, em setembro, o Advisory Committee on Open Banking, um comitê consultivo para investigar se o país deveria seguir o Reino Unido e facilitar para as pessoas permitirem que provedores de serviços financeiros terceirizados acessem seus dados bancários.

Agora, um documento de consulta foi publicado e pessoas e organizações estão sendo convidadas a dar suas opiniões sobre se o open banking traz benefícios significativos; como os riscos relacionados à proteção do consumidor, privacidade e segurança deveriam ser gerenciados e qual papel o governo deve desempenhar na implementação.

O governo diz que o open banking pode estimular provedores a oferecer produtos e serviços mais personalizados, de forma mais competitiva e inovadora. Além disso, os clientes poderiam se beneficiar com a maior transparência, o que os ajudaria a tomar decisões mais informadas e a movimentar e administrar melhor seu dinheiro.

A Canadian Bankers Association está menos entusiasmada com a ideia e, no passado, alertou que dar acesso a dados de clientes a terceiros poderia dar origem a contágio, problemas de reputação e outros tipos de riscos com amplas consequências.

Os comentários sobre a consulta podem ser enviados até 11 de fevereiro, depois disso, o comitê vai apresentar relatório avaliando os méritos do open banking.

Na semana passada, o Finextra assinalou o primeiro aniversário do open banking no Reino Unido com uma análise aprofundada sobre o sucesso obtido até agora.

Fonte: Finextra

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top