A Caixa Econômica Federal e a Artemísia, organização social que trabalha na disseminação de negócios sustentáveis e de impacto social, lançaram, esta semana, o programa Desafio de Negócios de Impacto Social – Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos. A iniciativa vai selecionar, em todo o país, negócios com soluções inovadoras em serviços financeiros para a população de baixa renda.
O projeto irá premiar cinco empreendedores com até R$ 200 mil. A seleção será feita em duas etapas de acordo com a avaliação de integrantes da CAIXA, da Artemísia e de especialistas. Na primeira fase, serão eleitos quinze negócios. Eles receberão até R$ 15 mil cada, para testes e ajustes do modelo apresentado. Desses quinze, cinco receberão até R$ 200 mil do programa. Os recursos são do Fundo Socioambiental (FSA) CAIXA.
O Desafio espera receber propostas de startups de todas as regiões do Brasil que tenham foco na educação financeira e no aperfeiçoamento de produtos que ajudem a população de baixa renda a melhorar seus níveis de bancarização. Os projetos também devem contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade de negócios dos empreendedores de menor renda.
A gerente-executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da CAIXA, Laura Ferreira Macêdo, explica que não há restrição aos tipos de produtos ou soluções financeiras apresentadas pelos empreendedores. A ideia é que eles tragam soluções além das conhecidas no mercado e que atinjam diretamente a população de baixa renda. Essas soluções podem ser produtos ou melhorias em produtos já oferecidos pela CAIXA a seus clientes.
As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 30 de outubro, no site http://www.artemisia.org.br/desafiocaixa.