C6 Bank reforça segurança com reconhecimento facial

C6 Bank reforça segurança com reconhecimento facial

Por Edilma Rodrigues

O C6 Bank incluiu uma camada adicional de proteção nas transações feitas no aplicativo: a autenticação por biometria facial. O banco digital explica que a medida foi adotada para aumentar a segurança dos clientes, uma vez que um em cada cinco brasileiros salva senhas pessoais no bloco de notas do celular. Além disso, 10% dos clientes cadastraram sequências numéricas (como 1234 ou 123456) no campo palavra-passe e 17% já escolheram a data do aniversário como senha. Os dados são da pesquisa Ipec/C6 Bank realizada em outubro de 2021.

Com a biometria facial, além da senha, o app pode solicitar que o cliente exiba o rosto para efetivar transações como TED, TEF, Pix e pagamentos de valores. A ferramenta de autenticação baseada em risco é acionada de acordo com regras pré-estabelecidas pelo banco, que reúnem uma série de variáveis.

Se um rosto diferente ao do dono da conta for exibido na biometria facial, o app será desativado permanentemente naquele aparelho. “Alguém pode estar com o aparelho roubado e ter obtido a senha do app e a senha transacional, mas não conseguirá fazer movimentações na conta”, explica o líder de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana. 

O C6 Bank informa que investe constantemente na segurança de seu aplicativo. “Desde a fundação do banco, a equipe de segurança da instituição participa de todas as etapas de desenvolvimento de cada produto e funcionalidade inseridos no app, da concepção à entrega”, diz em comunicado.

No processo de abertura de conta, por exemplo, a biometria facial é usada para comprovar a autenticidade do dono da conta. O banco também impõe barreiras de segurança para impedir que um terceiro consiga acessar a conta do cliente. 

Em caso de roubo ou perda do celular com o app do C6 Bank instalado, é possível bloquear o aplicativo do banco em poucos minutos ligando para a central de atendimento (no número 3003 6116, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 660 6116, para demais localidades). Se acontecer a perda ou roubo do cartão de crédito, o C6 Bank também permite que o cliente bloqueie o cartão para uso no próprio aplicativo do banco. 

Com informações do C6 Bank

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top