nota7

Britânicos Monzo e Starling são os primeiros em ranking de apps bancários

O inglês Monzo assumiu o primeiro lugar no ranking de aplicativos bancários da MoneySavingExpert.com, superando tanto seus pares como bancos incumbentes, relata o jornal The Irish News. 78% dos consumidores entrevistados disseram que o app do neobank tinha muitos recursos e forte usabilidade. Seu concorrente, o Starling, garantiu a segunda posição, com aprovação de 70% dos usuários quanto a recursos e a usabilidade do aplicativo. Barclays (57%), Lloyds Bank (49%) e NatWest (47%) completam a lista dos cinco primeiros.

width=601

Os Neobanks superaram os incumbentes por uma margem sólida, o que pode ser um problema na medida em que esses novos concorrentes ganham escala. O Monzo ultrapassou o banco tradicional mais próximo da lista – o terceiro colocado, Barclays, por retumbantes 21 pontos percentuais, e o Starling também ficou bem acima do grupo de incumbentes abaixo dele, derrotando o Barclays em 13 pontos percentuais.

Essa séria discrepância de aprovação dos apps bancários entre neobanks e bancos tradicionais é preocupante, na medida em que os novos bancos estão ficando cada vez maiores: Monzo atingiu os 2 milhões de clientes em maio, segundo o Finextra, e Starling – que tinha 460 mil contas pessoais em fevereiro, de acordo com toTechCrunch – diz que pretende atingir 1 milhão de clientes até o fim do ano.

Como esses neobanks continuam a ganhar clientes – que provavelmente estão satisfeitos e podem ampliar o uso graças a um aplicativo forte e ofertas robustas de gerenciamento financeiro – o boca a boca pode aumentar, o que, por sua vez, acelera ainda mais o crescimento.

Mas enquanto os bancos desafiantes vencem essa batalha, uma olhada no desempenho do ano passado sugere que os incumbentes estão diminuindo a diferença. Os neobanks conquistaram os dois primeiros lugares no ranking, mas obtiveram ganhos modestos em relação ao ranking do ano passado: três pontos percentuais para o Monzo e zero para Starling.

Os bancos tradicionais, por outro lado, progrediram muito mais: o Barclays e o Lloyds ganharam dez pontos percentuais entre 2018 e 2019, saltando para o terceiro e quarto lugar em relação ao NatWest (um dos poucos bancos que teve queda no ano passado).

Isso sugere que os bancos podem estar duplicando recursos digitais – como seus aplicativos – em uma tentativa de sufocar a ameaça dos bancos desafiantes antes que se torne sério o suficiente para representar um risco de longo prazo. Assim, cabe aos bancos concorrentes duplicar seus esforços de marketing e aquisição antes que os tradicionais possam aproveitar seus orçamentos colossais de TI para nivelar o jogo por meio de novas ferramentas e melhorias na experiência dos usuários.

1 –  N.T. De acordo com o site do Monzo, a instituição foi fundada no início de 2015 e, em agosto de 2016, obteve o aval do regulador inglês para atuar banco.

2 – N.T. O Starling informa em seu portal que foi fundado em 2014 por Anne Boden, ex-diretora de operações da Allied Irish Banks, e obteve a concessão para atuar como banco em julho de 2016. Com sede em Londres, Starling arrecadou 233 milhões de libras de investimento.

3 – N.T. Incumbentes é o termo que vem usado para se referir aos bancos tradicionais

Fonte: Business Insider

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top