Enquanto na maioria dos países o uso médio dos serviços oferecidos pelas fintechs chega a 63%, no Brasil a utilização destas inovações é de 74%. Esta é uma das principais constatações de uma pesquisa realizada pela Capgemini. O estudo revela que esses mais de dez pontos percentuais de vantagem para as startups financeiras nacionais está diretamente relacionada a percepção dos consumidores de que elas são mais fáceis de usar (82%), oferecem serviços mais rápidos (81%) e garantem boa experiência para o usuário (80%).
Por causa destes fatores, o levantamento apurou que quase um terço dos clientes (26%) relacionam-se com três ou mais empresas deste perfil, sendo que 44% revelaram ter relacionamento com somente uma.
Segundo a pesquisa, apenas 36% das entidades bancárias consultadas concordam que as fintechs oferecem um serviço mais rápido, o que significa uma diferença de 45 pontos percentuais em relação ao que acham os consumidores. Entre os profissionais dos bancos, também foi detectado que somente 40% concordam que as fintechs oferecem uma boa experiência (neste caso uma diferença de 40 pontos percentuais em comparação com a opinião dos usuários).
Aproximadamente dois terços dos executivos do setor bancário entrevistados acreditam que precisam encarar as fintechs como parceiras e que as estratégias de desenvolvimento dos bancos devam ser voltadas à colaboração (46%) e ao investimento (44%). Menos de um quinto (18%) diz que planeja adquirir empresas de tecnologia financeira ou suas soluções.