Brasil tem 828 fintechs em atividade, as de meio de pagamento respondem por 16,3% do total

Brasil tem 828 fintechs em atividade

Por Edilma Rodrigues

O Inside Fintech Brasil, estudo realizado pelo Distrito, mapeou 828 fintechs em atividade no Brasil em setembro. Em maio, outro levantamento da empresa de inovação aberta, a segunda edição do Distrito Fintech Report, contabilizou a existência de 742 startups do segmento financeiro, contra as 553 fintechs mapeadas na primeira edição, em 2019.

De acordo com o relatório do Distrito, o surgimento de fintechs foi muito mais acelerado entre 2014 e 2018, bastante influenciado por novas regulamentações. “503 fintechs surgiram neste período. Nos últimos dois anos notamos uma diminuição do surgimento de novos players, mas este fator pode ser explicado pela dificuldade de encontrar fintechs recém-nascidas ou pelo fato de que as novas empresas deste setor estão buscando operar em um alto grau de complexidade,” informa.

class=wp-image-11300/

A categoria mais representativa de fintechs é a de meios de pagamento, que somam 135 (16,3% do total), seguida por 128 empresas que oferecem produtos e serviços para gerenciar as diversas áreas da vida financeira, conhecida como de BackOffice (15,5%). As fintechs de crédito vêm em terceiro lugar e são 124 – 15% do total.

class=wp-image-11302/

Ao todo, US$ 939 milhões foram investidos em fintechs este ano, em 65 rodadas nos três primeiros trimestre de 2020. Nada mal se considerarmos o total de aportes em startups de todos os segmentos, nos primeiros nove meses do ano: US$ 2,2 bilhões, em 322 rodadas. Volume 15% inferior se comparado a todo o ano de 2019. A informação também é do Distrito, que destaca ainda que, entre 2018 e 2019, houve incremento de 183% do capital investido.

class=wp-image-11303/

Metodologia

“As startups delineadas no report foram selecionadas a partir de um trabalho minucioso de pesquisa e consulta ao banco de dados de startups proprietário do Distrito. Também foram realizadas consultas a bancos abertos e informações públicas do governo. As startups foram examinadas individualmente para verificar adequação ao tema do report e aos critérios de seleção estabelecidos,” informa o Distrito.
O estudo completo está disponível no link.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top